São Tiago, apóstolo

São Tiago, também conhecido como Santiago ou São Tiago Maior, foi um dos doze apóstolos escolhidos por Jesus Cristo para ser o seu discípulo mais próximo e um dos pilares fundamentais da Igreja Cristã. A sua vida e ministério estão ligados aos acontecimentos relatados no Novo Testamento da Bíblia.

Tiago era filho de Zebedeu e Salomé e irmão de João, outro dos apóstolos. Ele e o seu irmão trabalhavam como pescadores no Mar da Galileia quando Jesus os chamou para segui-lo e tornarem-se “pescadores de homens”.

São Tiago faz parte do grupo restrito de três apóstolos que acompanharam Jesus em momentos cruciais, como a Ressurreição da filha de Jairo, a Transfiguração no Monte Tabor e a agonia de Jesus no Jardim das Oliveiras.

Após a ressurreição de Jesus, Tiago pregou o Evangelho em várias regiões, mas foi perseguido por Herodes Agripa I. Por volta do ano 44 d.C., foi o primeiro dos apóstolos a ser martirizado. Ele foi decapitado por ordem de Herodes, tornando-se o primeiro mártir entre os apóstolos. Após a morte, o seu corpo foi levado para a Espanha pelos seus discípulos e enterrado em Compostela. O local tornou-se um importante centro de peregrinação cristã e devoção a São Tiago. Até hoje, o Caminho de Santiago é uma rota de peregrinação muito popular, atraindo milhares de fiéis todos os anos.

São Tiago é considerado o padroeiro da Espanha e é também conhecido como Santiago Matamoros (Santiago Matador de Mouros), pois, segundo a tradição, teria aparecido montado num cavalo branco durante a Batalha de Clavijo, liderando os exércitos cristãos na luta contra os mouros.

A catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, é um dos destinos mais importantes para peregrinação cristã. O icónico pórtico, a Porta Santa, é aberta apenas em anos santos compostelanos e atrai milhares de peregrinos.

São Tiago é um dos santos mais reverenciados e amados no cristianismo, e a sua memória é celebrada a 25 de Julho. A sua vida e martírio são um exemplo de coragem, fé inabalável e dedicação à pregação do Evangelho de Jesus Cristo.

Partilha esta publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *