São Pedro e São Paulo, os padroeiros de Roma

A Festa de São Pedro e São Paulo, também chamada de Solenidade dos Santos Pedro e Paulo, é uma festa cristã em honra ao martírio em Roma dos apóstolos São Pedro e São Paulo, que é comemorada a 29 de Junho. A celebração tem origem muito antiga, sendo a data escolhida ou o aniversário da morte ou da transladação das relíquias dos santos. Os dois são padroeiros de Roma, juntamente com Santa Catarina de Siena.

Origem do Dia de São Pedro e São Paulo

A origem desta celebração é muito antiga e, supostamente, ocorre a 29 de Junho, pois teria sido a data do aniversário de morte e da transladação das relíquias de ambos os santos. A festa de São Pedro e São Paulo, em Roma, tem raízes antigas. A data já era comemorada no ano 258. O papa Leão Magno, em meados do século V, discursou um sermão realizado por ocasião da festa, personificada em Roma, lembrando que os apóstolos tinham trazido a ela o Evangelho de Cristo, transformando-a de professora do erro em discípula da verdade. Esta data é considerada também como o Dia do Papa, pois São Pedro, segundo os católicos, foi o primeiro Papa da Igreja, além de ter sido o que permaneceu por mais tempo com esse título, num total de 37 anos.

Os dois estiveram em Roma

Embora pouco se saiba da vida de Pedro, após a ascensão de Cristo, a antiquíssima tradição católica assegura que o apóstolo viajou para Roma, em meados do século I, fundando a primeira comunidade cristã da cidade. Essa hipótese é fortemente sustentada por historiadores como Eusébio de Cesareia que, embora tenha vivido dois séculos depois de Pedro, fundamentou a sua obra na opinião de autores mais antigos.

Paulo, após ter sido mantido preso por dois anos em Cesareia, conseguiu que o seu caso fosse reaberto e obteve o direito de ser julgado por um tribunal apropriado em Roma, devido à sua cidadania romana. Ele teria chegado a Roma por volta do ano 60 e pregado na cidade por dois anos, enquanto estava em prisão domiciliar.

Os dois foram martirizados em Roma

Unidos em vida, Deus não os separou na morte, tendo ambos morrido no mesmo dia.

São Pedro passou os seus últimos anos em Roma liderando a Igreja, durante a perseguição, até o martírio em 67. Ele foi crucificado de cabeça para baixo a seu pedido, por não se considerar digno de morrer como o seu Senhor. Ele foi enterrado na colina do Vaticano e a Basílica de São Pedro foi construída sobre o seu túmulo.

A Bíblia não narra como ou quando Paulo morreu. De acordo com a tradição cristã, o apóstolo foi decapitado em Roma, durante o governo do imperador Nero, em 67. O tratamento mais “humano” concedido a ele, ao invés da crucificação, foi graças à sua condição de “romano”. Ele está enterrado em Roma, na Basílica de São Paulo fora dos Muros.

São Pedro e São Paulo: conheça a história dos santos juninos

Simão Pedro, natural de Betsaida, era um pescador no Mar da Galileia e largou a sua vida para seguir Jesus, sendo apontado como o seu sucessor entre os doze apóstolos e teve a missão de construir uma igreja que continuasse a obra do Messias. Foi um dos primeiros apóstolos chamados por Jesus, com seu irmão André. Era viúvo e logo depois da Ascenção, presidiu ao primeiro Concílio geral de Jerusalém, tendo residido em Antioquia, e mais tarde em Roma, governando a Igreja até o ano 67.

Para os católicos, São Pedro recebeu a missão de ser líder da Igreja de Cristo, assim como diz as escrituras “Tu és pedra, e sobre essa pedra edificarei a minha igreja” (Mateus 16:18).

São Paulo, ou Saulo, era natural de Tarso (Asia) e foi educado no espírito dos fariseus. Mas converteu-se no ano 35, dois anos após a Ascensão, tornando-se de perseguidor dos cristãos a um ardoroso Apóstolo do Evangelho. A sua conversão ocorreu quando ia em direcção a Damasco, conforme os registos de Atos 9:3-5: “Durante a viagem, estando já em Damasco, subitamente o cercou uma luz resplandecente vinda do céu. Caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’. Saulo então diz: ‘Quem és, Senhor?’. Respondeu Ele: ‘Eu sou Jesus, a quem tu persegues.

Partilha esta publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *