São João, apóstolo e evangelista, é uma figura proeminente no Cristianismo e uma das figuras mais importantes no Novo Testamento da Bíblia. Ele é conhecido como “o discípulo amado” de Jesus Cristo e é creditado como autor do Evangelho de João, das Epístolas de João e do livro do Apocalipse.
Vida e Ministério
João, filho de Zebedeu e irmão de Tiago, também conhecido como Tiago Maior, era um pescador de profissão no Mar da Galileia antes de ser chamado por Jesus para segui-lo. Ele era um dos doze apóstolos originais de Jesus e um dos mais próximos, junto com Pedro e Tiago. João seria o mais novo dos doze discípulos, tinha provavelmente cerca de vinte e quatro anos de idade quando foi chamado por Jesus. Consta que seria solteiro e vivia com os pais em Betsaida.
Relação com Jesus
João era especialmente próximo de Jesus e é frequentemente mencionado nos Evangelhos como o “discípulo amado”. Ele participou de muitos eventos importantes da vida de Jesus, como a Última Ceia, a crucificação e a ressurreição. Segundo os registos do Novo Testamento, João foi o apóstolo que seguiu Jesus na noite em que foi preso e foi corajoso ao ponto de acompanhar o seu Mestre até à morte na cruz. A história conta que João esteve presente, e ao alcance de Jesus, até à última hora, e foi-lhe entregue a missão de tomar conta de Maria, a mãe de Jesus.
Atividades após a Ascensão
Após a ascensão de Jesus, João desempenhou um papel ativo na expansão do Cristianismo. Ele viajou e pregou o Evangelho, especialmente na Ásia Menor, onde estabeleceu comunidades cristãs e ensinou sobre a mensagem de Jesus.
São João é creditado como autor de vários livros do Novo Testamento. O seu Evangelho é conhecido pela ênfase na divindade de Jesus e por apresentar muitos discursos longos de Jesus. As suas Epístolas são cartas pastorais dirigidas às comunidades cristãs, e o Apocalipse é uma visão profética das coisas futuras.
Exílio e Morte
Em Patmos, ilha no leste do mar Egeu, local onde fez o seu exílio, João escreveu o Livro do Apocalipse. Acredita-se que este Livro contém os fragmentos que sobreviveram de uma grande revelação, da qual se perderam grandes partes e outras partes foram retiradas, depois que João o escrevera.
De acordo com tradições antigas, João viveu até uma idade avançada e foi o único dos doze apóstolos a não ser martirizado. Ele teria falecido em Éfeso, na Ásia Menor, no ano 103, quando tinha 94 anos. São João é amplamente venerado na tradição cristã como um grande apóstolo, evangelista e testemunha fiel de Jesus Cristo. A sua festa litúrgica é celebrada a 27 de dezembro na Igreja Católica e em várias outras tradições cristãs. Ele é considerado o padroeiro de escritores, editores e estudantes de teologia. Os seus escritos continuam a inspirar e instruir os cristãos até os dias de hoje, oferecendo uma visão profunda do ministério e da mensagem de Jesus Cristo.