Vaticano ou Cidade do Vaticano, oficialmente Estado da Cidade do Vaticano é a sede da Igreja Católica e uma cidade-Estado soberana cujo território consiste de um enclave murado dentro da cidade de Roma, capital da Itália. Com aproximadamente 44 hectares (0,44 km²) e com uma população estimada de 825 habitantes, é a menor entidade territorial do mundo administrada por um Estado.
A Cidade do Vaticano é um Estado eclesiástico, governado pelo bispo de Roma, o Papa. A maior parte dos funcionários públicos são todos os clérigos católicos de diferentes origens raciais, étnicas e nacionais. É o território soberano da Santa Sé e o local de residência do Papa, referido como o Palácio Apostólico.
Mais do que um lugar de peregrinação, é uma visita obrigatória para todos os católicos e para qualquer um que seja apaixonado por viagens. É o lar de algumas das obras de arte mais significativas da nossa História.
Aqui ficam algumas curiosidades sobre o Vaticano que talvez não saibas:
Tamanho
Com uma área de apenas 0,44 km² e uma população de 825 pessoas, composta apenas por selectos membros da Igreja Católica e da Guarda Suíça, o Vaticano é o menor país do mundo. É provavelmente o único país do mundo que se pode explorar em menos de 1 hora. O que o torna ainda mais interessante é o facto de estar situado dentro da cidade de Roma. Embora pequeno, o Vaticano possui correios, banco, serviços de telecomunicação e até mesmo um jornal próprio, o L’Osservatore Romano. Isto para além, obviamente, da sua própria bandeira e um hino oficial.
Idioma oficial
Embora a língua oficial do Vaticano seja o italiano, o latim é o idioma por legislação da Santa Sé.
Sede da igreja
O Vaticano é sede da igreja. Anteriormente, os papas viviam no Palácio de Latrão, localizado também em Roma. Isso mudou em 1309, quando passaram a comandar a Igreja Católica a partir de Avignon, na França, onde permaneceram até 1377 – foram 7 os papados desse período. Assim que o governo episcopal voltou para Roma, o antigo palácio foi destruído num incêndio e o Vaticano passou a ser a sede da igreja.
Tem menos de 100 anos de existência
É verdade, como cidade-estado oficial, a Cidade do Vaticano só existe há 93 anos. Embora a Igreja Católica exista há mais de 2 mil anos, o Vaticano como cidade-estado teve reconhecimento apenas em 1929, quando foi assinado o Tratado de Latrão.
Tem a maior igreja do mundo
A Basílica de São Pedro, situada no Vaticano, é tida como a maior igreja do mundo. Ela abriga no seu interior a Santa Sede, sendo o templo religioso mais importante do catolicismo e igreja onde o Papa realiza as liturgias mais importantes.
Líder
O Papa, chefe de Estado eleito através de um colégio de cardeais denominado conclave para um cargo vitalício, detém no Estado do Vaticano os poderes legislativo, executivo e judiciário, desde a criação do Vaticano pelo Tratado de Latrão, em 1929. O regime político do Vaticano é uma monarquia teocrática absoluta, porque todos os poderes estão concentrados na figura do Papa, que não possui qualquer órgão que fiscalize os seus actos como governante, e, por ser considerado sucessor de São Pedro, não deve prestação de contas a ninguém, considerando-o um emissário de Deus na Terra. O termo cidade do Vaticano é referente ao Estado, enquanto Santa Sé é referente ao governo da Igreja Católica liderado pelo Papa e pela Cúria Romana.
Cidadania
No Vaticano não existem hospitais não tem salas de parto, por isso, ninguém pode ser um cidadão do Vaticano por nascimento. A cidadania é concedida pela Secretaria de Estado apenas para funcionários do Estado e aos seus familiares. Assim que deixe de trabalhar na cidade, a cidadania é destituída.
Património da Unesco
O Vaticano é o único país que conquistou o título de Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, concedido em 1984. Desta forma, cada um dos seus edifícios é considerado um monumento histórico.
Consumo de vinho
O Vaticano está no topo dos países com maior consumo de vinho per capita no mundo. O residente médio do Vaticano consome em média 54,26 litros de vinho por ano, o que é o dobro do consumo de países como a França e a Itália. Há múltiplas razões para seu maior consumo de vinho, a maior parte da bebida é servida durante a comunhão nas cerimónias religiosas, os residentes tendem a comer comunitariamente em grupos maiores e o único supermercado da cidade vende vinho gratuitamente, o que resulta nem um consumo maior.
Guarda Suíça
135 soldados suíços são responsáveis pela proteção do Papa. A Guarda Suíça foi fundada em 1506 pelo Papa Júlio II, que precisava de protecção pessoal contra quaisquer inimigos da Igreja. Eles são facilmente reconhecíveis pelos uniformes coloridos. Apenas homens, católicos e solteiros fazem parte. É preciso, ainda, ter no mínimo 1,74m de altura e idade entre 19 e 30 anos.
95% da população são homens
A quase totalidade da população do Vaticano são homens, elementos do clero e os guardas suíços. No entanto, estes podem casar-se após conquistarem uma permissão especial e chegarem a uma posição hierárquica no serviço militar. Esse é, inclusive, o único caminho para que uma mulher possa viver no Vaticano, como esposa de um Guarda Suíço, não sem antes, claro, ter de obter aprovação.
Criminalidade
Apesar de ser considerado um local sagrado, o Vaticano é líder em criminalidade no mundo. No entanto, isto não se deve ao facto de ter mais crimes do que outros países, mas porque tem mais crimes per capita. Afinal, é um território onde atuam muitos carteiristas. São registados, anualmente, cerca de 1,5 crimes por habitante.
A Cidade do Vaticano não tem prisão
A Cidade do Vaticano é provavelmente a única nação na Terra onde não existe uma prisão. O país tem algumas celas para prisão provisória. Os condenados e sentenciados à prisão cumprem pena nas prisões italianas, de acordo com o Tratado de Latrão.
Caixas multibanco
Outro facto curioso está relacionado com o latim é que está presente nas caixas multibanco da cidade. E este é o único local do mundo no qual essa é uma das opções de idioma das máquinas.
Museu do Vaticano
O Museu do Vaticano conta com cerca de 70 mil peças, uma das maiores colecções de arte do mundo. Apesar disso, apenas 20 mil são expostas ao público. Os museus do Vaticano estendem-se por 15 km numa área de 42.735 m², formando o quinto maior museu do mundo. A colecção contém tudo, desde antigas múmias egípcias até arte religiosa moderna de Vincent Van Gogh e Pablo Picasso.
O guardião do museu
O guardião do museu é encarregue de abrir todas as portas e salas dos Museus do Vaticano todas as manhãs, usando para o efeito um total de 2.797 chaves. Adicionalmente tem ainda a tarefa de, durante um conclave, ser o responsável por fechar todos os acessos à Capela Sistina para garantir o sigilo na eleição do papa. A chave é guardada num baú fechado que ele entrega à Guarda Policial, que lhe devolverá para que possa abrir as portas quando houver fumo branco e o novo papa for o escolhido.
Pena de morte
Até 1969 a pena de morte ainda era prevista no Vaticano no caso de assassinato do Papa. Ela foi abolida definitivamente em 2001, graças a uma iniciativa de João Paulo II. Na recente reforma da justiça penal Vaticana, Papa Francisco eliminou a prisão perpétua e reforçou a pena em caso de crimes contra menores e lavagem de dinheiro.
Menor estrada ferroviária
O menor país do mundo conta, também, com a menor estrada ferroviária do mundo. Ela tem cerca de 900m, dos quais apenas 300m passam pelo Vaticano. O trajecto é aberto para turistas e toda a população. Mas, antigamente, era usada exclusivamente para transportar o Papa do Vaticano para Roma.
Economia
O Vaticano é um estado sem fins lucrativos, a economia é sustentada principalmente por impostos cobrados das dioceses católicas romanas em diferentes países, mas com o turismo e as doações dos católicos a representarem uma grande parte das receitas do Vaticano.
Celebrações
Os casamentos e baptizados são muito raros no Vaticano. Durante toda a existência do estado, apenas 150 casamentos foram celebrados.
Outras curiosidades
- A alfabetização é absoluta, ou seja, 100% da população é alfabetizada
- Não existe um único semáforo
- O Vaticano tem a farmácia mais antiga do mundo, fundada em 1277. Vende medicamentos raros que nem sempre são encontrados na Itália
- Há mais de cem anos que o Vaticano não conhece incêndios, mas 20 bombeiros estão de plantão 24 horas por dia
- A Biblioteca Apostólica do Vaticano é o repositório da mais rica coleção de manuscritos, albergando a cópia mais antiga da Bíblia, lançada em 325
- O Correio do Vaticano entrega aproximadamente 8 milhões de cartas anualmente
- A moeda do Vaticano é o euro. O estado cunha moedas com os seus próprios símbolos
- O Vaticano tem uma equipa de futebol que é oficialmente reconhecida, mas não faz parte da FIFA. Os jogadores da selecção nacional são os guardas suíços, membros do Pontifício Conselho e curadores de museus.