Igreja celebra hoje Nossa Senhora de Loreto e o milagre da Santa Casa de Maria

O dia 10 de dezembro é dedicado à Nossa Senhora de Loreto, uma devoção que remonta a séculos e está intimamente ligada à famosa “Casa de Loreto”, venerada como o local onde a Virgem Maria nasceu e onde o Anjo Gabriel anunciou que seria a Mãe de Jesus. Este dia é celebrado pela Igreja Católica em reconhecimento ao valor espiritual e histórico deste santuário, sendo um dos centros de peregrinação mariana mais importantes do mundo.

Celebração Litúrgica do Dia 10 de Dezembro

A Igreja Católica introduziu pela primeira vez a memória litúrgica (facultativa) de Nossa Senhora do Loreto, padroeira dos aviadores, por decisão do Papa Francisco, em 2019, ano de jubileu para o santuário italiano, constando, desde então, em todos os calendários e Livros litúrgicos para a celebração da Missa e da Liturgia das Horas. “Essa celebração ajudará todos, especialmente as famílias, os jovens, os religiosos, a imitar as virtudes da perfeita discípula do Evangelho, a Virgem Maria que, concebendo o Cabeça da Igreja, nos acolheu também a nós, consigo”, indicou a Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, da Santa Sé.

A veneração da Santa Casa do Loreto tem sido, desde a Idade Média, a origem daquele peculiar santuário frequentado, ainda hoje, por numerosos fiéis peregrinos para alimentar a própria fé no Verbo de Deus feito carne.

A História da Santa Casa de Loreto

A devoção a Nossa Senhora de Loreto está profundamente ligada à chamada Santa Casa de Loreto. Segundo a tradição, esta casa foi o lar da Sagrada Família em Nazaré e o local da Anunciação.

Reza a história que os muçulmanos tinham invadido a Terra Santa, saqueando e destruindo tudo por onde passavam, principalmente as igrejas católicas e os lugares santos. No ano de 1291, antes da chegada dos muçulmanos a Nazaré, a Casa da Sagrada Família desapareceu inexplicavelmente e “apareceu” na cidade de Tersatz, na Dalmácia, perto do mar Adriático, a milhares de quilómetros de Nazaré. Na ocasião, o sacerdote local, que estava muito doente, ficou curado instantaneamente, tendo uma visão de Nossa Senhora na qual ela afirmou: “Aquela é a casa onde Jesus foi concebido pelo espírito Santo e onde a Sagrada Família morou em Nazaré!“.

Após ter ficado mais de três anos da cidade de Tersatz, um novo milagre aconteceu. No dia 10 de dezembro de 1294, a casa milagrosamente levantou voo rumo ao mar Mediterrâneo e foi parar nos bosques de Loreto, na cidade de Recanati, Itália. Então os fiéis lembraram-se de uma profecia de São Francisco de Assis: “Loreto será um dos locais mais sagrados do mundo. Lá será construída uma Basílica em honra a Nossa Senhora de Loreto“. De fato, hoje há uma Basílica que foi construída à volta da casa. Esta Basílica é um dos maiores santuários da Europa.

Muitos, hoje, tendem a aceitar a hipótese, avaliada pelo antigo Código “Chartularium culisanense”, segundo a qual os Anjos aos quais é atribuído o transporte, referiam-se à nobre família bizantina de Épiro, chamada Angeli, que, no século XIII, salvou a venerável casa, via marítima, da fúria dos Sarracenos. No entanto, o perfeito estado de montagem e conservação das pedras parece antes indicar uma interpretação sobrenatural do transporte da casa.

A Santa Casa tem sido um destino de peregrinação, onde milhões de fiéis visitam para venerar este relicário da fé cristã. O santuário mariano de Loreto é considerado um dos mais importantes do mundo católico e um local de profundas manifestações de fé e devoção.

Comprovação do milagre por estudos mais recentes

Vários estudos foram feitos a pedido da Igreja, envolvendo diversos especialistas. O espanto e admiração é geral, pois, quanto mais se estuda, mais se comprova que um grande milagre aconteceu envolvendo esta casa. As pesquisas históricas, arqueologias e científicas parecem confirmar a sua autenticidade, sancionada, pela primeira vez, em 1310, com a Bula do Papa Clemente V.

Estudos recentes demonstram que as pedras do edifício foram elaboradas segundo o uso dos Natabeus, conhecido na Galileia no tempo de Jesus. A casa fica diretamente no chão, sem nenhuma base que a sustente, podendo passar uma barra de ferro por baixo dela. Especialistas confirmam que o cimento que liga as pedras das paredes é de sulfato de cálcio e pó de carvão, muito usado na Palestina, usado no tempo de Jesus e desconhecido naquela época na Itália. Adicionalmente, cinco cruzes em tecido, pertencente provavelmente aos Cruzados, e alguns restos de um ovo de avestruz, símbolo do mistério da Encarnação, foram encontrados entre os tijolos da construção da Santa Casa, cujo perímetro corresponde perfeitamente com a dimensão dos alicerces que permaneceram em Nazaré.

Devoção e Títulos de Nossa Senhora de Loreto

Nossa Senhora de Loreto é reconhecida como a Padroeira dos aviadores e dos que viajam pelos céus, um título que lhe foi concedido em 1920 pelo Papa Bento XV, em função da lenda da “transladação milagrosa” da casa. Desde então, pilotos e tripulações costumam invocar a sua proteção antes de voos, e muitos aeroportos e aeronaves têm sua imagem ou o símbolo da Santa Casa.

Ao longo dos séculos, esta devoção tem-se expandido por vários países, e a Basílica de Loreto é um importante ponto de peregrinação. Papas como João Paulo II e Francisco já visitaram este santuário, consolidando a sua importância dentro da Igreja.

Conclusão

A devoção a Nossa Senhora de Loreto convida-nos a refletir sobre a vida de Maria e o mistério da Encarnação de Cristo, especialmente através da veneração da Santa Casa de Loreto. Este símbolo da fé católica continua a ser uma fonte de inspiração e devoção para milhões de fiéis em todo o mundo. Celebrar o dia 10 de dezembro é, portanto, uma oportunidade para aproximarmo-nos mais de Maria, Mãe de Jesus, e meditar sobre a sua entrega total à vontade de Deus.

Partilha esta publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *