O Tempo Pascal, período jubiloso do calendário litúrgico cristão, inicia-se na solene Vigília Pascal e estende-se por cinquenta dias, culminando no Domingo de Pentecostes. Constitui um tempo litúrgico de singular importância, rico em significado e simbolismo, onde se celebra a vitória de Cristo sobre a morte e a sua Ressurreição, evento fundamental para a fé cristã.
Tempo Pascal é um período que deve ser tratado como um só, “Os cinquenta dias que se prolongam desde o Domingo da Ressurreição até ao Domingo do Pentecostes celebram-se na alegria e exultação como um único dia de festa, melhor, como «um grande domingo»” (S. Atanásio, Epist. fest., 1: PG 26, 1366; cit. in NGALC, 22). Todo o Tempo da Páscoa é igualmente Páscoa: “Os domingos deste tempo são considerados como ‘Domingos da Páscoa’; por isso, os domingos que se seguem ao Domingo da Ressurreição designam-se domingos II, III, IV, V, VI, VII da Páscoa” (NGALC, 23).
A palavra “Páscoa” deriva do hebraico “Pesach“, que significa “passagem,” simbolizando a transcendência de Jesus da morte para a vida eterna. O Tempo Pascal prolonga a alegria pascal, convidando a uma reflexão profunda sobre o mistério da Ressurreição, alicerce da fé cristã. É tempo propício para a renovação da fé, o aprofundamento da relação com Cristo e a preparação para a efusão do Espírito Santo.
A cor litúrgica predominante é o branco, simbolizando a pureza, a luz e a vitória de Cristo sobre a morte. O canto do Aleluia ecoa nas celebrações, expressando a alegria pascal e a esperança da vida eterna. As leituras bíblicas focam-se nos Atos dos Apóstolos, narrando a expansão da Igreja primitiva após a Ressurreição, e no Evangelho, com relatos das aparições de Jesus aos seus discípulos.
Destaque ainda para o Círio Pascal, que permanece aceso em todas as celebrações até ao Domingo de Pentecostes para expressar o mistério pascal comunicado aos discípulos de Jesus. Adicionalmente, canta-se o Glória todos os dias e em vez do “Angelus” é recitado o “Regina Caeli“.
Vários eventos marcam o Tempo Pascal:
- Domingo de Páscoa
Celebração central do período, que marca a vitória de Cristo sobre a morte e a sua Ressurreição. - Oitava da Páscoa
A primeira das sete semanas deste tempo litúrgico é a assim chamada “Oitava da Páscoa”, a ser encerrada com o “Domingo da Oitava da Páscoa”. O termo “oitava” refere-se ao oitavo dia após a festa de referência, neste caso a Páscoa. Existem outras Oitavas, como a de Pentecostes, da Epifania, de Corpus Christi, de Natal, da Ascensão e do Sagrado Coração de Jesus, que são as “oitavas privilegiadas”. Todo o período compreendido entre a festa principal e o oitavo dia é considerado como uma só celebração prolongada. - Domingo da Divina Misericórdia
Desde o ano 2000, o segundo domingo do Tempo Pascal é denominado de “Domingo da Divina Misericórdia”, conforme a disposição de São João Paulo II após a canonização de Santa Faustina Kowalska. Este domingo celebra a infinita misericórdia de Deus, convidando à prática da caridade e do perdão. - Ascensão do Senhor
Solenidade celebrada no sétimo domingo de Páscoa, a festa da Ascensão do Senhor comemora a subida de Jesus ao Céu, quarenta dias após a Ressurreição, e a promessa de enviar o Espírito Santo. - Domingo de Pentecostes
Solenidade que marca a descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos, o nascimento da Igreja e o início da sua missão evangelizadora.
Para aproveitar ao máximo o Tempo Pascal, os cristãos são incentivados a participar ativamente nas celebrações litúrgicas, como missas, a Vigília Pascal, procissões, momentos de oração e adoração. A meditação profunda nas leituras bíblicas permite o aprofundamento no mistério da Ressurreição e nos ensinamentos de Jesus. A prática da caridade e do serviço ao próximo, por meio de obras de misericórdia, voluntariado e ações de cuidado e atenção aos necessitados, também é fundamental.
O Tempo Pascal é um convite a celebrar a alegria da Ressurreição, fortalecer a fé e a esperança cristã, testemunhar o amor de Deus no mundo e celebrar a vida em plenitude. É tempo de renovar a alma e o compromisso com Cristo, buscando a santidade e a construção de um mundo mais justo e fraterno.