Santa Sé apresenta Luce, a mascote oficial do Jubileu 2025

Num evento especial, a Santa Sé apresentou oficialmente a mascote do Jubileu 2025, a encantadora “Luce”. A pequena peregrina, repleta de simbolismo, promete ser a companheira ideal para celebrar este momento tão especial da Igreja Católica.

A apresentação foi realizada por Dom Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, que destacou o desejo de ligar a fé católica com a cultura pop, tão querida pelos jovens. “Luce foi criada para ser um símbolo de esperança e peregrinação, transmitindo a mensagem do Jubileu de forma alegre e envolvente“, afirmou Dom Rino.

“Luce” é uma criação da empresa Tokidoki, especializada em produtos inspirados na cultura japonesa. O fundador, Simone Legno, é italiano e cresceu numa família católica em Roma.

Um olhar mais atento para Luce

A mascote Luce, cujo nome significa “luz” em italiano, possui um design cheio de significado. Ela usa uma capa de chuva amarela de marinheiro, para simbolizar a jornada através das tempestades da vida. O logotipo verde no colete (o logotipo oficial do Jubileu) mostra que as ondas nem sempre são fáceis de navegar. O colete é amarelo, a cor da Santa Sé, e evoca o “sanrocchino”, a capa curta de lona que protegia os peregrinos dos elementos. Os seus cabelos e olhos são azuis, uma cor de esperança.

As botas estão sujas, mostrando que ela tem caminhado pelos caminhos da vida. Ela tem um rosário em volta do pescoço, para enfatizar a necessidade de um peregrino crescer na oração, e carrega o tradicional cajado de peregrino. A luz que brilha dos grandes olhos tem o formato de uma concha, símbolo do peregrino.

Os companheiros de Luce

Luce é acompanhada por um pequeno cão, Santino (que é a palavra usada para os cartões sagrados em italiano), e uma pomba chamada Aura (brisa em italiano). Ela é também seguida por um anjo da guarda chamado Iubi (diminutivo de Jubilee).

Luce tem muitos amigos, especialmente Fe (que significa Fé em espanhol), Xin (que significa Verdade em japonês) e Sky (que significa Céu em inglês).

Conclusão

A apresentação de Luce foi muito bem recebida pelo público presente ao evento e nas redes sociais. A mascote já conquistou o coração de muitos, que veem nela um símbolo de alegria e esperança.

Partilha esta publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *