A Medalha de São Bento é um objecto sagrado aprovado pela Igreja, que reúne a virtude triunfante da Santa Cruz, que nos salvou, à recordação de São Bento, um dos mais ilustres servidores de Deus.
Esta medalha é um forte símbolo de fé, protegendo os seus devotos contra todo o tipo de inimigos, porque São Bento possuiu, mesmo em vida, a notável capacidade de escapar a todas as armadilhas do Mal, protagonizando grandes milagres. Conta-se que São Bento fazia o sinal da Cruz sempre que precisava de defender-se dos perigos e das tentações do demónio e, por esse motivo, é muitas vezes representado com uma cruz na mão. São Bento é o padroeiro dos exorcistas.
Protecções
Numerosos são os benefícios atribuídos à cruz e medalha de São Bento. Se de facto for usada com fé, a medalha protege de:
- epidemias;
- venenos;
- alguns tipos de doenças especiais;
- malefícios;
- perigos espirituais e materiais causados pelos demónio;
Origem
A origem da Cruz-Medalha de São Bento é incerta, sabe-se que ela foi redescoberta em 1647, em Nattremberg, na Baviera, por ocasião da condenação de algumas bruxas, que afirmaram não conseguir praticar qualquer tipo de feitiçaria contra lugares em que houvesse a imagem da Cruz, em especial, a abadia de São Miguel, em Metten. Intrigadas com o facto, as autoridades foram averiguar o que existia no mosteiro e observaram entalhadas nas paredes imagens da cruz tal como estão representadas nas medalhas utilizadas hoje.
Na biblioteca dessa mesma abadia, encontraram um manuscrito do ano de 1415, o qual continha, além de textos, ilustrações, sendo uma delas a de São Bento, com uma cruz e um livro, com os versos da medalha: Crux sacra sit mihi lux, non draco sit mihi dux. Vade retro satana, nunquam suade mihi vana. Sunt mala quae libas, ipse venena bibas. Por esse motivo, estima-se que a origem da imagem da medalha situa-se no século XV.
Significado e inscrições da medalha
A medalha, com algumas variações, possui numa das faces a imagem de São Bento, vestindo o traje monástico – chamado cógula – trazendo na mão direita uma cruz e na mão esquerda o livro da Regra que escreveu para os monges onde prioriza o silêncio, a oração, o trabalho, o recolhimento, a caridade fraterna e a obediência. Ao redor do Santo lê-se a seguinte prece: EIUS – IN – OBITUNRO – PRAESENTIA – MUNIAMUR – “Sejamos confortados pela presença de São Bento na hora da nossa morte”.
É representado também a imagem de um cálice do qual sai uma serpente e um corvo com um pedaço de pão no bico, lembrando as duas tentativas de envenenamento, das quais São Bento saiu, milagrosamente, ileso.
Na outra face, são apresentados uma cruz e diversas letras:
- entre os seus braços estão gravadas as letras C S P B, cujo significado em latim é Cruz Sancti Patris Benedicti, ou seja, “Cruz do Santo Pai Bento”
- na haste vertical da cruz lêem-se as iniciais C S S M L: Crux Sacra Sit Mihi Lux – “A cruz sagrada seja minha luz”
- na haste horizontal lêem-se as iniciais N D S M D: Non Draco Sit Mihi Dux – “Não seja o dragão meu guia”
- no alto da cruz está gravada a palavra PAX (“Paz”), que é lema da Ordem de São Bento. Às vezes, PAX é substituído pelo monograma de Cristo: I H S
- a partir da direita de PAX estão as iniciais: V R S N S M V: Vade Retro Sátana Nunquam Suade Mihi Vana – “Retira-te, satanás, nunca me aconselhes coisas vãs!”
- S M Q L I V B: Sunt Mala Quae Libas Ipse Venena Bibas – “É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos!”
Aprovação Papal
Em 1742, o papa Bento XIV aprovou a medalha, concedendo indulgências a quem a usar e estabelecendo a oração do verso da medalha como uma forma de exorcismo, que se tornou conhecida como Vade retro Satana. O uso da medalha trata-se, portanto, de um sacramental, ou seja, um “sinal sagrado”.
O cristão não deve pensar que o simples uso de um sacramental, tal como a medalha de São Bento, é suficiente para afastar todos males físicos e espirituais. Como sinal sagrado, o sacramental existe para ser um poderoso auxílio, a fim de que nos lembremos de Deus, da necessidade de levar uma vida de caridade e oração e da frequência aos sacramentos da Igreja, sobretudo ao sacramento da Penitência e da Eucaristia.
Portanto, a medalha de São Bento contém a sua poderosa oração de proteção, e por esse motivo ela é um escudo especialmente forte de protecção contra os inimigos, sendo um escudo contra todo o tipo de mal.