O dia 13 do mês quando calha numa sexta-feira é considerado popularmente como um dia de azar. Alguns mais supersticiosos evitam alguns hábitos, como sair de casa ou fazer exercício. No entanto, a origem do medo que algumas pessoas têm da sexta-feira 13 é desconhecida.
O facto é que existem vários superstições sobre este dia, pois o mesmo reúne o número 13, considerado por muitos como um número de má sorte, e a sexta-feira, também relacionada com azar. Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13. O medo específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.
Porquê o medo da sexta-feira 13
Na numerologia, o número 12 é considerado algo completo, como são exemplo os 12 meses do ano, as 12 tribos de Israel ou os 12 apóstolos de Jesus, enquanto que o 13 representa um número irregular e incompleto, que destoa do projecto de Deus.
Existem algumas versões que justificam a má fama desta data que estão ligadas ao cristianismo. Por exemplo:
- na última ceia, Jesus reuniu-se com os 12 discípulos, totalizando 13 pessoas na refeição. Entre eles, estava Judas, o traidor
- Jesus morreu no dia seguinte, uma sexta-feira
- o livro do Apocalipse indica o número 13 como a marca da besta, do anticristo
- a 13 de Outubro de 1307, sexta-feira, quando a Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França, os seus membros foram presos simultaneamente em todo o país e alguns torturados e, mais tarde, executados por heresia
O medo da sexta-feira 13 é baseado em superstições, por isso, não deve ocupar a mente ou o coração do cristão, que deve colocar a sua vida nas mãos de Deus, que o guiará de acordo com os Seus planos e Suas vontades.
Adicionalmente, diabo aproveita-se destas brechas criadas devido a crendices e superstições para colocar medo nas pessoas, incentivando-as a envolver-se com ocultismo, exoterismo, invocar demónios ou fazer rituais. E todo o cristão deve ter muito cuidado com isto, pois, como está na Bíblia, “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar.” (Pedro 5:8)
Por isso, caro cristão, não vivas com medo de datas ou superstições, se o fazes é porque ainda não és um verdadeiro crente. Se tens dificuldade em abandonar estes medos, pede ao ajuda Espírito Santo.