Nossa Senhora Auxiliadora

Nossa Senhora Auxiliadora, cuja devoção remonta à vitória da armada cristã na Batalha de Lepanto, em 1571, comandada por Dom João da Áustria que, invocando o auxílio da Virgem, afastou o perigo maometano da Europa. Em agradecimento, o Papa Pio V, incluiu na Ladainha de Nossa Senhora o epíteto de Auxiliadora dos Cristãos.

A festa de Nossa Senhora Auxiliadora foi promulgada por Pio VII, no ano de 1816, após ter sido libertado do cativeiro, a 24 de Maio de 1814, que lhe tinha sido imposto por Napoleão Bonaparte. Dois anos mais tarde, a dia 16 de Setembro de 1816, o Papa Pio VII instituiu a festa de Nossa Senhora Auxiliadora para o dia 24 de Maio em memória ao seu regresso a Roma nessa data.

Destaque ainda para a grande contribuição de São João Bosco na propagação da devoção à Nossa Senhora Auxiliadora, através da construção da Basílica da Maria Auxiliadora em Turim ou da fundação da Ordem das Filhas de Maria Auxiliadora. Nossa Senhora Auxiliadora também ficou conhecida como a Virgem de Dom Bosco.

Partilha esta publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *