A Igreja celebra hoje a comemoração dos Fiéis Defuntos

O Dia dos Fiéis Defuntos, também conhecido como Dia de Finados, é uma data importante no calendário litúrgico da Igreja Católica e em muitas outras tradições religiosas cristãs. Celebrado a 2 de Novembro, é um dia dedicado à oração e à memória dos falecidos, especialmente daqueles que partiram desta vida e aguardam a plenitude da ressurreição na vida eterna.

Como surgiu

O Dia de Finados, como é conhecido, foi instituído inicialmente no século X, na abadia beneditina de Cluny, na França, pelo abade Odilo. Odilo de Cluny sugeriu, no dia 2 de novembro de 998, aos membros da sua abadia que todos os anos, naquele dia, dedicariam as suas orações às almas daqueles que já se foram. A ação de Odilo resgatava um dos elementos principais do catolicismo: a perspectiva de que boa parte das almas dos mortos está no Purgatório, passando por um processo de purificação para que possam ascender ao Paraíso.

Importância

Na Igreja Católica, “os fiéis” referem-se essencialmente aos católicos batizados e “todas as almas” comemora a igreja penitente das almas do purgatório, enquanto “todos os santos” comemora a igreja triunfante dos santos no céu. Nos livros litúrgicos da Igreja Latina é chamada de Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos.

A Igreja Católica ensina que a purificação das almas do purgatório pode ser auxiliada pelas ações dos fiéis na terra. A base teológica da festa é a doutrina de que as almas que, ao deixarem o corpo, não estão perfeitamente purificadas dos pecados veniais ou não expiaram totalmente as transgressões passadas, são excluídas da visão beatífica e que o os fiéis na terra podem ajudá-los com orações, esmolas, obras e especialmente com o sacrifício da Santa Missa.

Indulgências

Segundo a tradição da Igreja Católica, de 1 a 8 de Novembro é possível obter indulgência plenária em benefício das almas dos defuntos que se encontram no Purgatório. Uma indulgência aplicável apenas às almas do purgatório é concedida aos fiéis que visitem devotamente no Dia de Finados uma igreja ou capela e rezem o Pai Nosso e o Credo ou as Laudes ou Vésperas do Ofício dos Mortos e a oração do descanso eterno pelos defuntos. A indulgência pode ser obtida a partir do meio-dia do Dia de Todos os Santos. Assim como uma indulgência plenária é concedida entre os dias 1 e 8 de Novembro, uma indulgência parcial é concedida nos outros dias do ano.

Conclusão

Durante este dia, é comum que os fiéis participem de celebrações litúrgicas especiais, como missas em memória dos falecidos, visitas aos cemitérios para ornamentar os túmulos com flores e velas e momentos de oração pelos entes queridos que partiram. Muitos também aproveitam a oportunidade para refletir sobre a brevidade da vida terrena e a importância de viver uma vida de fé e devoção a Deus.

O Dia de Finados é também uma ocasião para refletir sobre a morte como parte natural da condição humana e como um lembrete da necessidade de preparar-se espiritualmente para a vida após a morte. É um dia de esperança e consolação, no qual os fiéis confiam na misericórdia e no amor de Deus para com os falecidos e renovam a sua fé na promessa da ressurreição e da vida eterna em Cristo. É um momento de união espiritual e solidariedade entre os vivos e os que já partiram, na certeza de que a morte não é o fim, mas sim o início de uma nova vida em Deus.

Partilha esta publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *