“Pedro, sobre ti edificarei a minha igreja”, disse Jesus Cristo a Simão Pedro. Desde então mais de 200 cardeais assumiram o posto de líder da Igreja Católica. Depois de termos dado a conhecer algumas curiosidades do Papa Francisco, listamos a seguir algumas curiosidades sobre os muitos Papas que talvez não conheçam.
- As palavras “Papa” e “Pontífice” não aparecem em nenhum lugar da bíblia. Na verdade, Papa vem do grego Papas, que significa padre, e Pontífice vem do latim Pontifex, que significa construtor de pontes.
- A função do papa é vitalícia e nenhum papa se aposentou na história da Igreja.
- As funções do papa são: direcionar a fé católica, manter a união e a soberania da igreja, reunir os fiéis, atuar com diplomacia e rigor nos casos de desvios de conduta, nomear os bispos e cardeias, canonizar santos e resolver problemas internos do Vaticano.
- O papa é o soberano do Estado do Vaticano, mas tem muitos outros títulos espirituais: bispo de Roma, vigário de Cristo, sucessor de São Pedro, sumo pontífice da Igreja Católica, patriarca do Ocidente, primaz da Itália e arcebispo da régião metropolitana de Roma.
- O Papa possui um contingente de 110 homens treinados para protegê-lo, a conhecida Guarda Suíça.
- O nome papal mais popular entre os pontífices é João, com 23 Papas a terem escolhido esse nome, seguido por Gregório, que foi usado 16 vezes. Não houve até hoje um Pedro II, uma vez que adotá-lo seria um sinal de soberba.
- O mais longo papado da história da Igreja durou 37 anos, e foi o de Simão Pedro, o primeiro papa da Igreja. O segundo Papa que chefiou a Igreja Católica durante mais tempo foi Pio IX, de 1846 a 1878, permanecendo no posto durante exatamente 31 anos, 7 meses e 17 dias.
- Já o pontífice que permaneceu por menos tempo no posto foi Urbano VII, por apenas 13 dias.
- Cerca de 14 Papas ficaram menos de um mês no posto.
- O papa Bento IX tinha apenas 15 anos de idade quando assumiu o cargo.
- No total, 21 papas morreram como mártires e 85 papas foram santificados.
- Dezenas de pontífices foram expulsos de Roma ou mortos. Bento VI foi estrangulado, João XIV morreu de fome numa masmorra e Pio VI morreu numa cadeia.
- O século com o maior número de Papas foi o X, com um total de 22 eleitos.
- Dos 266 papas da Igreja, 210 nasceram na Itália, 99 deles em Roma.
- Em fevereiro de 2013, o papa Bento XVI anunciou a sua renúncia ao papado. Foi a primeira vez em 600 anos que isso aconteceu. A idade avançada (85 anos) e a saúde frágil foram as justificativas de Bento XVI.
- O Papa Sisto I — 115 a 125 — foi o primeiro pontífice a ser filho de um padre, quando ainda não existia a obrigatoriedade de que os sacerdotes fossem celibatários;
- Papa Inocêncio I — 401 a 417 — foi o primeiro a ser filho de outro Papa, Anastácio I, de quem herdou o posto;
- O primeiro pontífice a trocar o nome foi o Papa João II. Ele chamava-se Mercúrio, nome de uma divindade pagã. A partir de então, a Igreja passou a estimular a prática, para evitar que o seu líder tivesse um nome não-cristão. A escolha é pessoal e costuma revelar os rumos do próximo papado.
- João Paulo I foi o primeiro na história a escolher um nome composto. A escolha sinalizava o desejo de seguir o caminho de reformas no estilo de pontificado de seus antecessores.
- O mais longo conclave da história foi o que elegeu o Papa Gregório X, começando em 1268 e demorando nada menos do que 3 anos para ser finalizado. O mais curto foi o que escolheu Júlio II em 1503, com duração de apenas algumas horas.
- Atualmente, um cardeal com mais de 75 anos não pode ser mais eleito papa.
- Apenas três de todos os pontífices eleitos da história tinham menos de 25 anos de idade, e apenas três tinham mais de 80.
- O último Papa que era casado foi Adriano II — 867 a 872 —, e a sua esposa e filha viviam na Santa Sé com ele.
- João VIII — 872 a 882 — foi o primeiro pontífice a ser assassinado, tendo sido primeiro envenenado e depois espancado até a morte.
- Inocêncio III — 1198 a 1216 — não só clamou a autoridade sobre a Igreja Universal Cristã, como também de todo o mundo.
- Bento IX — 1032 a 1045 — foi o primeiro homem a tornar-se Papa em três ocasiões diferentes, além de ter sido o único a vender o posto e o primeiro a renunciar ao cargo.
- Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, foi o primeiro Papa alemão desde a Idade Média. Ele também foi o primeiro Papa a possuir um iPod e um telemóvel.
- A 13 de Março de 2013, foi pela primeira vez eleito um papa nascido na América Latina. Jorge Mario Bergoglio tornou-se o 266º Bispo de Roma e escolheu o nome de Francisco para exercer o pontificado, em homenagem ao santo de Assis.
- João Paulo II já tinha o hábito de beijar o chão dos lugares por onde passava muito antes de assumir o papado, em 1978. Ele começou a praticar este ritual em 1949, quando assumiu a sua primeira igreja em Cracóvia, na Polónia. O acto é uma forma do religioso, além de denotar humildade, expressar amor pelo local onde estava. Como sumo pontífice, o Papa João Paulo II esteve em 129 países e beijou o chão de quase todos eles. Problemas de saúde (Parkinson e artrite no joelho), porém, obrigaram o sacerdote a parar de realizar o gesto.
- Os números do papado de João Paulo II foram todos grandiosos. Ele fez 19 mil discursos públicos, que transcritos renderiam 100 mil páginas. Também promoveu 1.100 audiências no Vaticano, assistidas por 18 milhões de pessoas, e fez 13 exortações públicas. Assinou 14 encíclicas e 38 cartas apostólicas. Promoveu 1.319 beatificações e 477 santificações. A maior missa que realizou aconteceu nas Filipinas e foi acompanhada por 4 milhões de fiéis. Reuniu-se ao longo do seu papado com 1.590 chefes de Estado e primeiros-ministros. Até à morte, em 2005, 17,6 milhões de fiéis tinham participado das 1.760 missas celebradas por João Paulo II às quartas-feiras, na Praça São Pedro.