A Dedicação da Basílica de São João de Latrão, conhecida formalmente como a Catedral do Bispo de Roma, o Papa, é uma festa cristã que celebra a consagração desta igreja, que é considerada a “Mãe e Cabeça de todas as igrejas”.
Origem e História
A Basílica de São João de Latrão, localizada em Roma, é uma das quatro basílicas papais da cidade e a mais antiga e importante entre elas. Foi construída pelo imperador Constantino no século IV, tornando-se a primeira basílica cristã pública em Roma, após a legalização do Cristianismo.
A Basílica de Latrão tem um significado especial na tradição católica, pois é considerada a catedral do bispo de Roma, ou seja, a igreja principal do Papa como bispo de Roma. Ela é chamada de “Mãe e Cabeça de todas as igrejas” porque, desde os tempos antigos, tem sido vista como um símbolo da unidade e da autoridade da Igreja Católica.
A dedicação desta basílica ocorreu a 9 de novembro de 324, pelo Papa São Silvestre I, e desde então, a Igreja celebra anualmente essa ocasião como a festa da Dedicação da Basílica de Latrão.
A festa da Dedicação da Basílica de Latrão é uma ocasião para os fiéis celebrarem a importância desta igreja como um local sagrado de adoração e um símbolo da comunhão da Igreja com o Papa e com toda a comunidade cristã ao redor do mundo.
A Basílica
É a mais antiga e a mais importante entre as seis basílicas papais do mundo e entre as quatro basílicas maiores de Roma (todas elas basílicas papais também), sendo a mais antiga igreja no ocidente e conhecida por abrigar a cátedra do Bispo de Roma. Tem ainda o título de Igreja Mãe ecuménica entre os católicos romanos.
A enorme inscrição em latim na fachada diz: CLEMENS XII PONT MAX ANNO V CHRISTO SALVATORI IN HON SS IOAN BAPT ET EVANG. O texto, fortemente abreviado, pode ser traduzido como “Papa Clemente XII, no quinto ano do seu pontificado, dedicou este edifício a Cristo, o Salvador, em homenagem aos Santos João Batista e João Evangelista”. A basílica foi dedicada inicialmente a Cristo Salvador e somente séculos depois é que foi codedicada aos dois outros santos. Como catedral do Bispo de Roma, está acima de todas as demais igrejas da Igreja Católica, incluindo a Basílica de São Pedro. Por isto é chamada de “Arquibasílica”, uma honra única.
A Arquibasílica está localizada dentro dos limites da cidade de Roma, mas fora das fronteiras do Vaticano. Apesar disso, ela e o vasto complexo circundante gozam de direitos extraterritoriais como uma das propriedades da Santa Sé de acordo com o Tratado de Latrão de 1929. A Arquibasílica foi rededicada duas vezes. O Papa Sérgio III dedicou-a a São João Batista no século X em homenagem ao recém-consagrado batistério da Arquibasílica. O Papa Lúcio II dedicou-a a São João Evangelista no século XII. Por isso, os dois são considerados co-patronos, mas, como indica a inscrição na fachada, ela continua a ter como patrono principal Cristo Salvador.
Conclusão
A festa da Dedicação da Basílica de Latrão é uma ocasião especial para os fiéis celebrarem a importância deste local sagrado na vida da Igreja Católica. É uma oportunidade para refletir sobre a unidade e a autoridade da Igreja e para renovar o compromisso com a fé cristã e com a comunhão eclesial.
Que a celebração da Dedicação da Basílica de Latrão nos inspire a reconhecer a importância deste local sagrado como um símbolo da presença de Deus na comunidade cristã e a renovar a nossa devoção e compromisso com a fé cristã e com a comunhão eclesial. Que possamos seguir o exemplo dos santos que nos precederam e procurar viver uma vida de fé, esperança e amor em comunhão com toda a Igreja.