São Mateus, evangelista

São Mateus, o evangelista, é uma figura proeminente no Cristianismo e um dos quatro evangelistas que escreveram os Evangelhos do Novo Testamento da Bíblia. Ele é conhecido como autor do Evangelho de Mateus, que descreve a vida, os ensinamentos e os milagres de Jesus Cristo.

Vida e Ministério

Mateus era um coletor de impostos na cidade de Cafarnaum quando Jesus o chamou para segui-lo. Ele prontamente deixou a sua profissão e tornou-se um dos doze apóstolos de Jesus. Após a ressurreição de Jesus e a vinda do Espírito Santo no Dia de Pentecostes, Mateus tornou-se um pregador do Evangelho, viajando e proclamando a mensagem de Jesus a todos que encontrava.

Escritos

O Evangelho de Mateus é conhecido pelo foco em ensinamentos éticos e morais, como o Sermão da Montanha, onde Jesus expõe as bem-aventuranças e instruções sobre como viver uma vida piedosa. Mateus também enfatiza a genealogia de Jesus, demonstrando a sua ligação com o rei Davi e o povo de Israel. Orígenes afirma que o primeiro evangelho foi escrito por Mateus, tendo sido escrito em hebraico para ser utilizado por cristãos-judeus e traduzido para o grego, embora esta cópia não tenha sobrevivido. O Evangelho de Mateus era então chamado “Evangelho dos Hebreus” ou, às vezes, “Evangelho dos Apóstolos”.

Contribuições Teológicas

São Mateus apresenta Jesus como o Messias prometido e o cumprimento das profecias do Antigo Testamento. Ele ressalta a natureza messiânica do ministério de Jesus, mostrando como ele cumpriu as Escrituras e inaugurou o Reino de Deus na terra. Mateus também enfatiza a importância do perdão, da misericórdia e da justiça para aqueles que desejam seguir a Jesus.

Martírio e Legado

Mateus pregou por quinze anos o Evangelho em hebraico para a comunidade judaica na Judeia. Mais tarde, ele viajaria fora da Judeia para outras províncias romanas, presumivelmente seguindo o ordenamento de Jesus em Mateus 28:16–20 e espalhou os ensinamentos de Jesus entre os etíopes, macedonianos e persas. Tanto a Igreja Católica quanto a Ortodoxa sustentam a crença tradicional de que ele tenha morrido mártir na Etiópia.

São Mateus é venerado na tradição cristã como um evangelista inspirado e um testemunho fiel do Evangelho de Jesus Cristo. A sua festa litúrgica é celebrada a 21 de setembro na Igreja Católica e em várias outras tradições cristãs. Ele é considerado o padroeiro dos contabilistas, dos banqueiros e dos funcionários públicos, e o seu Evangelho continua a inspirar e ensinar os cristãos em todo o mundo até os dias de hoje.

Partilha esta publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *