A Festa dos Santos Inocentes é uma celebração cristã que ocorre a 28 de dezembro, com o propósito de honrar a memória dos meninos inocentes que foram massacrados por ordem do rei Herodes, conforme relatado no Evangelho de Mateus, capítulo 2, versículos 16 a 18. Esta festa é conhecida como Dia dos Santos Inocentes ou Dia dos Santos Inocentes Mártires.
Origem
A origem da Festa dos Santos Inocentes remonta ao relato bíblico do massacre dos meninos inocentes em Belém, que ocorreu logo após o nascimento de Jesus Cristo. O rei Herodes, ameaçado pelo nascimento de um novo rei dos judeus, ordenou a execução de todos os meninos com menos de dois anos na região de Belém. Essa tragédia é vista como um dos primeiros atos de perseguição contra os seguidores de Jesus e como um exemplo do sofrimento causado pela injustiça e pela maldade humana.
A festa dos Santos Inocentes acontece desde o século IV e foi confirmada tempos depois pelo Papa São Pio V. Esta festa encontra o seu fundamento nas Sagradas Escrituras quando o anjo aparece em sonhos a José e pede para que José fuja com Maria e o Menino para o Egito, para evitar que Herodes não os encontre. O anjo pede que José permaneça lá até que os mande regressar.
Significado
Na tradição cristã, a Festa dos Santos Inocentes é uma ocasião para lembrar e honrar a memória dos meninos inocentes que foram mortos por causa da sua associação com Jesus Cristo. Não existe forma de calcular o número de crianças que foram arrancadas dos braços das suas mães e depois assassinadas sem poderem defender-se e terem a oportunidade ou não de expressarem a sua fé. Como todos os mártires, eles tiveram o seu sangue derramado em nome de Cristo.
A festa dos Santos Inocentes é um convite para refletirmos sobre a situação atual de diversas crianças, conhecidas como os santos inocentes de hoje. Crianças vítimas do abandono, do aborto, da fome, da guerra e da pobreza. Rezemos neste dia por tantos santos inocentes dos dias de hoje, e peçamos que as autoridades se empenhem cada vez mais no amor e no cuidado com as crianças, pois como dizia Jesus “delas é o reino dos céus”.
Conclusão
A Festa dos Santos Inocentes tem um profundo significado espiritual para os cristãos, pois lembra-lhes da realidade do sofrimento e da injustiça no mundo e da necessidade de solidariedade e compaixão para com os inocentes e oprimidos. Ela também é um lembrete da importância de proteger e cuidar das crianças e dos mais vulneráveis na nossa sociedade, seguindo o exemplo de Jesus, que amava e valorizava os pequeninos.
Celebremos com alegria e esperança este dia, pedindo sobretudo que as crianças de hoje tenham paz e proteção e uma vida digna aos olhos de Deus e dos homens. Que todas as crianças tenham direito a saúde, educação e aos direitos básicos. Peçamos condições de vida melhor para todas as crianças e que nenhuma morra precocemente. E que todos os santos inocentes intercedam por nós do céu. Ámen.