Maria Madalena de Pazzi (Florença, 2 de Abril de 1566 – Florença, 25 de Maio de 1607) foi uma nobre italiana católica que tornou-se freira da Ordem das Carmelitas da Antiga Observância e ficou famosa pelas suas revelações místicas.
Aos dezasseis anos foi admitida entre as freiras Carmelitas da Antiga Observância do Mosteiro de Santa Maria dos Anjos da sua cidade. A uma intensa vida espiritual aliou a observância dos votos religiosos e levou uma vida escondida de oração e abnegação. Pedia incessantemente pela reforma da Igreja Católica, e dirigiu as suas irmãs no caminho da perfeição. Indizíveis sofrimentos físicos e dura provação espiritual puseram à prova sua paciência.
Alegadamente, numerosos milagres seguiram-se à morte de Pazzi, e o processo para a sua beatificação foi iniciado no ano de 1610, sob o Papa Paulo V, e concluído sob o Papa Urbano VIII, no ano de 1626. No entanto, ela não foi canonizada até 62 anos após a sua morte, quando o Papa Clemente IX a elevou aos altares em 28 de Abril de 1669. A igreja do Mosteiro de Pažaislis, encomendada em 1662 na Lituânia, foi uma das primeiras a ser consagrada em sua homenagem.
A sua festa litúrgica é comemorada no dia 25 de Maio.
Fonte: Wikipédia