Qual é a importância da oração diária na vida de um cristão?

O relacionamento de um cristão com Deus é, em alguns aspectos, igual a outros relacionamentos. Passamos tempo com aqueles que valorizamos. Quanto mais tempo passamos juntos, mais próximos nos sentimos deles. Quanto mais importância dá ao seu relacionamento com Deus, mais tempo desejará passar com Ele, aprendendo sobre Ele, partilhando os seus louvores com Ele, dizendo-Lhe o que pensa, pedindo-Lhe sabedoria e ajuda, intercedendo pelos outros, e aprendendo com Ele.

A oração é uma pedra angular da vida cristã porque Deus diz-nos na Bíblia que Ele quer ser conhecido. Rezar é reconhecer a presença Dele na nosa vida e aumentar o relacionamento com Ele.

A oração é encontrada em toda a Bíblia, desde Adão e Eva conversando com Deus no Jardim do Éden até João receber a revelação de Jesus. Deus espera que O invoquemos. Os cristãos devem conversar com Deus durante o dia e a noite enquanto vivemos e em momentos que são especificamente reservados para rezar para Ele. Pode parecer diferente para cada cristão e para cada dia, mas somos chamados à oração diária.

Ao rezar, podemos começar por reconhecer quem é Deus: o Criador do Universo, Aquele que mantém todas as coisas unidas até agora. Foi ele quem iniciou um relacionamento connosco e nos resgatou. Colossenses 1:13-14 diz: “Ele nos libertou do domínio das trevas e nos transportou para o reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, o perdão dos pecados”. Por causa de Jesus, temos acesso a Deus através da oração.

Quando rezamos, podemos contar a Deus o que nos incomoda, permitindo que Ele fale connosco sobre isso e remover qualquer fardo de nós. Primeiro, 1 Pedro 5:6-7 diz: “Humilhai-vos, pois, debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no devido tempo. Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês.” Filipenses 4:6-7 diz: “Não fiquem ansiosos por coisa alguma, mas em todas as situações, pela oração e súplica, apresentem seus pedidos a Deus e dêem graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará seus corações e seus pensamentos em Cristo Jesus.” Podemos entregar a Deus as nossas preocupações diariamente e confiar que Ele cuidará de nós.

Ao rezar, devemos confessar qualquer pecado ou defeito que possa atrapalhar a nossa comunhão com Deus. 1 João 1:9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados, Deus, que é fiel e justo, nos perdoará e nos purificará de toda injustiça”. Tiago 5:16 fala sobre confessar nossos pecados uns aos outros e orar uns pelos outros.

Quando rezamos, podemos dizer a Deus o quanto somos gratos pelo que Ele fez na nossa vida. Existem vários salmos que mostram o amor e a acção duradouros de Deus. Por exemplo, o Salmo 118 repete este refrão: “Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; o seu grande amor dura para sempre!

Quando rezamos, reconhecemos quem é Deus, comungamos com Ele para desenvolver intimidade, entregamos o controlo das nossas vidas a Deus e ganhamos paz. Estas são coisas que devemos fazer diariamente.

Filipenses 4:4-7 oferece-nos um formato de oração: alegre-se, não se preocupe, agradeça, peça e receba: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Insisto: Alegrai-vos! Que a sua bondade seja evidente para todos. O Senhor está perto. Não fique ansioso por nada, mas em todos os momentos, com oração e súplica, apresente seus pedidos a Deus e dê graças a Ele. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará seus corações e seus pensamentos em Cristo Jesus.

A oração é uma forma de se aproximar de Deus. Quando nos aproximamos Dele, Ele se aproxima de nós. A oração também faz parte da armadura espiritual que Deus nos dá. A oração é um privilégio e uma ferramenta que Deus nos deu para que possamos estar em comunhão com Ele.

Com todos esses benefícios da oração, talvez a melhor pergunta seja: porque não rezar todos os dias?

Fonte

Partilha esta publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *