Qual é a diferença entre a Ascensão de Jesus e a Assunção de Maria?

O calendário litúrgico da Igreja Católica apresenta duas celebrações de nomes parecidos e significados análogos: a Ascensão de Jesus, que celebramos 40 dias após a Páscoa, e a Assunção de Maria, que celebramos em 15 de Agosto. Esta é uma questão que muitos católicos podem confundir julgando que são iguais, quando são essencialmente diferentes.

Ascenção de Jesus

A Ascensão do Senhor é uma festa móvel que se comemora quarenta dias após a Páscoa. Após passar 40 dias a conviver com os seus discípulos depois da ressurreição, Jesus “ascende” à Cidade Santa, na presença deles. A Ascensão é do Senhor, refere-se exclusivamente a Jesus Cristo, pois significa “subida”. Ele ascendeu ao Céu, subiu ao Céu, por Si mesmo, pelo Seu próprio poder como Deus.

Assunção de Nossa Senhora

A palavra “assunção” quer dizer que Maria “foi assunta”, “foi tomada”, “foi levada” pelos anjos. Ela também foi levada ao Céu, mas não pelo seu próprio poder e sim pelo poder de Deus.

Promulgado no dia 1 de Novembro de 1950, mediante a constituição apostólica Munificentissimus Deus, do Papa Pio XII, o dogma da Assunção de Nossa Senhora afirma que Maria, Mãe de Jesus, foi glorificada em corpo e alma e levada ao Céu ao final da sua vida terrena.

Partilha esta publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *