Fundação AIS promove a «Semana Vermelha» para combater a indiferença sobre a liberdade religiosa

A Fundação Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) lança mais uma edição da Semana Vermelha (Red Week), uma iniciativa global que visa chamar a atenção para a grave situação da liberdade religiosa em diversas partes do mundo. Entre os dias 18 a 24 de Novembro, muitas paróquias em Portugal e em todo o mundo vão realizar momentos de oração, irão iluminar-se de vermelho e em algumas dioceses será divulgado o mais recente documento da Fundação AIS sobre este tema, “Perseguidos e Esquecidos? Relatório sobre os Cristãos oprimidos por causa da sua fé”.

Além de Portugal, a “Red Week” vai acontecer em mais de uma dezena de países, calculando-se que poderá mobilizar mais de 10 mil pessoas nas várias iniciativas que estão já programadas. Austrália, Brasil, Eslováquia, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos, França, Canadá, México ou Colômbia são alguns dos outros países que terão igrejas iluminadas de vermelho – a cor do sangue dos mártires – assinalando assim de forma pública a necessidade de se olhar com atenção e preocupação para a questão da liberdade religiosa.

Tal como em Portugal, em muitos destes países vão ocorrer também iniciativas promovidas pela Fundação AIS para a sensibilização das populações para esta temática. No conjunto, serão centenas de edifícios, igrejas, capelas, catedrais, monumentos e até castelos, que serão iluminados de vermelho. Mas de todos eles, há dois monumentos que sobressaem. São o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Cristo-Rei, em Almada, na Diocese de Setúbal. Ambos são o símbolo maior desta iniciativa global da Fundação AIS, um alerta para que o mundo tome consciência do que significa a liberdade religiosa. Ou a falta dela…

Neste contexto, estão previstas diversas iniciativas em Portugal nestes locais:

Catedral, Santarém
Santuário do Cristo Rei, Almada
Santuário do Imaculado Coração de Maria, Cerejais
Santuário de São Bento da Porta Aberta, Braga
Paróquia de Senhora-a-Branca, Braga
Paróquia de São Victor, Braga
Paróquia de São Lázaro, Braga
Paróquia da Ramada, Lisboa
Paróquia de São Nicolau, Lisboa
Paróquia de Santa Madalena, Lisboa
Paróquia de São Julião, Lisboa
Paróquia de Vera-Cruz, Aveiro
Paróquia Gafanha da Encarnação, Aveiro
Paróquia Gafanha do Carmo, Aveiro
Paróquia Gafanha da Costa Nova, Aveiro
Paróquia Praia da Barra, Aveiro
Paróquia das Antas, Porto
Paróquia da Conceição, Porto
Igreja de Santa Clara, Évora

Um apelo à ação

A cor vermelha simboliza o sangue dos mártires e o sofrimento de milhões de cristãos que enfrentam perseguição, discriminação e violência por causa de sua fé. A iniciativa da Fundação AIS busca sensibilizar a opinião pública para essa realidade e incentivar a ação em defesa da liberdade religiosa.

O que é a Semana Vermelha?

A Semana Vermelha é uma campanha internacional que mobiliza a sociedade civil, líderes religiosos e políticos para promover o diálogo inter-religioso e a tolerância. Durante este período, são organizadas diversas atividades, como:

  • Iluminações: Monumentos e edifícios religiosos são iluminados de vermelho para chamar a atenção para a causa.
  • Momentos de oração: Celebrações e vigílias em igrejas e comunidades cristãs.
  • Divulgação de informações: Campanhas de sensibilização nas redes sociais e nos meios de comunicação.
  • Eventos culturais: Concertos, exposições e debates sobre a liberdade religiosa.

Por que é importante?

A liberdade religiosa é um direito fundamental de todos os seres humanos, garantido por diversas declarações internacionais. No entanto, em muitas partes do mundo, os cristãos são perseguidos, discriminados e impedidos de praticar a fé livremente. A Semana Vermelha procura:

  • Denunciar as violações da liberdade religiosa: Expor os casos de perseguição e discriminação religiosa em todo o mundo.
  • Sensibilizar a opinião pública: Informar a sociedade sobre a gravidade da situação e a necessidade de agir.
  • Mobilizar a comunidade internacional: Incentivar os governos e as organizações internacionais a tomar medidas para proteger a liberdade religiosa.
  • Promover o diálogo inter-religioso: Fomentar o respeito e a compreensão entre as diferentes religiões.

Como ajudar?

  • Divulgue a campanha: Partilhe as informações da Semana Vermelha nas suas redes sociais e incentive os seus amigos a fazer o mesmo.
  • Participe dos eventos: Procure por eventos da Semana Vermelha na sua cidade e participe.
  • Doe para a Fundação AIS: A sua doação ajudará a apoiar os cristãos perseguidos em todo o mundo.
  • Entre em contato com os seus representantes políticos: Expresse a preocupação com a situação da liberdade religiosa e incentive-os a agir.

Junte-se nesta luta pela liberdade religiosa!

Partilha esta publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *