Eventos históricos da Igreja Católica – Janeiro

A Igreja Católica tem sido a força motriz de alguns dos principais acontecimentos da história mundial, incluindo a cristianização da Europa e da América Latina, a difusão da alfabetização, fundação de universidades e hospitais, o desenvolvimento cultural e também científico.

Com mais de dois mil anos, a história da Igreja Católica está recheada de inúmeros factos e eventos. Aqui ficam alguns dos mais importantes que ocorreram num mês de Janeiro destes dois milénios.

1 de Janeiro de 1751Celebrationem magni é uma encíclica do do Papa Bento XIV na qual o Pontífice, no final do Ano Santo, estende os benefícios a todos os cristãos que não puderam chegar a Roma em 1750 e que realizaram certas obras de piedade.

1 de Janeiro de 1927 – A repressão do Estado no México sobre a Igreja Católica foi a causa de um conflito armado que ficou conhecido como a Guerra Cristera, que se desenrolou entre 1926 e 1929. Tratou-se de uma rebelião popular contra as leis anticlericais impostas pela Constituição Mexicana de 1917. Após um período de resistência pacífica, a reação popular teve início a 1 de Janeiro de 1927.

1 de Janeiro de 1954Exortação Apostólica I rapidi progressi do Papa Pio XII dirigida aos bispos italianos por ocasião do primeiro dia de transmissão da televisão italiana.

1 de Janeiro de 1967 – Indulgentarium Doctrina é uma constituição apostólica sobre indulgências emitida pelo Papa Paulo VI. Ela responde às sugestões feitas no Concílio Vaticano II, reviu substancialmente a aplicação prática da doutrina tradicional relativa às indulgências.

1 de Janeiro de 1968 – Primeira vez que é comemorado o Dia Mundial da Paz, proposto pelo Papa Paulo VI em dezembro de 1967, quando escreveu uma mensagem propondo a sua criação, a ser festejado no primeiro dia do ano (Wikipédia)

1 de Janeiro de 1976 – Publicação do livro Illustrissimi do Papa João Paulo I

1 de Janeiro de 1989Instituição do Departamento do Trabalho da Sé Apostólica que dirige todas as formas e aplicações do trabalho prestado à Cúria Romana, ao Estado do Vaticano, à Rádio Vaticano e a outras agências sob administração da Santa Sé.

1 de Janeiro de 1994Fundação da Pontifícia Academia das Ciências Sociais, uma das dez academias pontifícias do Vaticano em Roma. Foi criada pelo Papa João Paulo II e as atividades científicas são organizadas e focadas para promover o estudo das ciências sociais, principalmente economia, sociologia, direito e ciência política

2 de Janeiro de 533Eleição Papa João II, cujo pontificado foi entre 533 e 535. O seu nome era Mercúrio e, por ser o nome de uma divindade pagã, abriu mão do seu nome de batismo e resolveu adotar o mesmo nome de um papa anterior, sendo o primeiro papa a fazê-lo.

2 de Janeiro de 1817Fundação do Instituto dos Irmãos Maristas por Marcelino Champagnat. Em pleno período de pós-revolução, quando o acesso à educação era privilégio de poucos, o então jovem padre deu início à missão de educar e evangelizar crianças e jovens, especialmente os mais necessitados.

3 de Janeiro de 1521Martinho Lutero é excomungado pelo Papa Leão X através da bula Decet Romanum Pontificem, dando cumprimento da ameaça de excomunhão indicada na bula anterior, “Exsurge Domine” (1520), dado que Lutero recusou-se a renegar as suas ideias. (Wikipédia)

3 de Janeiro de 1653 – O Juramento da Cruz de Coonan, feito em Mattancherry, foi uma confissão pública feita pelos membros dos Cristãos de São Tomás da região de Malabar, na Índia, que não se submeteriam à hierarquia jesuíta e católica latina, nem aceitariam o domínio português na vida eclesiástica e secular.

3 de Janeiro de 1941Fundação da Congregação dos Legionários de Cristo, congregação religiosa católica de direito pontifício que tem como missão “a extensão do Reino de Cristo na sociedade conforme as exigências da Justiça e Caridade cristã, através da formação integral de leigos e sacerdotes, em colaboração com os bispos”.

3 de Janeiro de 1944 – Por ordem do Bispo de Leiria, a Irmã Lúcia escreve a Terceira parte do Segredo de Fátima. O envelope é selado e guardado primeiramente pelo Bispo de Leiria sendo entregue, no dia 4 de Abril de 1957, ao Arquivo Secreto do Santo Ofício.

4 de Janeiro de 1919 – Primeira reunião entre o presidente em exercício dos Estados Unidos e o papa reinante, neste caso Bento XV, ocorreu durante a participação do presidente Woodrow Wilson na Conferência de Paz de Paris, a primeira visita de um presidente em exercício dos EUA à Europa.

4 de Janeiro de 1964 – Papa Paulo VI visita a Jordânia, a primeira vez que um pontífice reinante voou num avião, a primeira peregrinação papal à Terra Santa e a primeira vez que um Papa deixou a Itália em mais de um século. Paulo VI encontrou-se com o Rei Hussein da Jordânia em Amã e com o Patriarca Atenágoras I de Constantinopla no Monte das Oliveiras em Jerusalém.

5 de Janeiro de 1443Bula Rex regum onde o papa Eugénio IV indica que o papa assume posição neutra nas disputas territoriais entre Portugal e Castela relativamente aos direitos reivindicados em África.

5 de Janeiro de 1586Bula Coeli et terrae onde o Papa Sixtus V condenou a “astrologia judicial” como supersticiosa.

6 de Janeiro de 1852Instituição da Pontifícia Comissão de Arqueologia Sacra, dicastério da Cúria Romana criado para cuidar dos antigos cemitérios sagrados, da sua preservação preventiva, para mais explorações, pesquisas e estudos, e também salvaguardar os monumentos mais antigos dos primeiros séculos cristãos. (Wikipédia)

6 de Janeiro de 1862Instituição da Congregação para a Propagação da Fé, dicastério para as Igrejas Orientais que recebeu institucionalmente do Sumo Pontífice o mandato de colocar-se próximo das Igrejas Orientais Católicas, para favorecer o seu crescimento, salvaguardar os seus direitos e manter-se viva e íntegra na Igreja Católica (Wikipédia)

6 de Janeiro de 1873 – Quartus supra é uma encíclica do Papa Pio IX dirigida à Igreja Católica Arménia onde discute o cisma então em curso dentro do Patriarcado da Cilícia, a eleição dos bispos e a supremacia da Santa Sé.

6 de Janeiro de 1886 – Iampridem. em espanhol “Já faz muito tempo”, foi a décima nona encíclica do Papa Leão XIII, sendo dirigida ao episcopado prussiano com o objectivo de tratar da situação do catolicismo no Império Alemão

6 de Janeiro de 1921 – Sacra propediem (espanhol: “Ao aproximar-se da [celebração] solene”), é a décima primeira encíclica do Papa Bento XV por ocasião do sétimo centenário da fundação da Terceira Ordem Franciscana.

6 de Janeiro de 1928 – Mortalium animos (Inglês: As mentes dos mortais) é uma encíclica papal promulgada em 1928 pelo Papa Pio XI sobre o tema da unidade religiosa, condenando certas presunções do movimento ecuménico inicial e confirmando que a única Igreja fundada por Jesus Cristo é a Igreja Católica.

6 de Janeiro de 1946 – Quemadmodum é uma encíclica do Papa Pio XII implorando pelo cuidado das crianças carentes do mundo após a Segunda Guerra Mundial, proferida em São Pedro, Roma, em 1946, o sétimo ano do seu Pontificado.

6 de Janeiro de 2001 – Novo millennio ineunte (No início do novo milénio) é uma carta apostólica do Papa João Paulo II, dirigida ao Bispo Clero e fiéis leigos, “No final do Grande Jubileu de 2000”. A carta apostólica descreve as prioridades da Igreja Católica para o terceiro milénio e após.

7 de Janeiro de 1566Eleição do Papa Pio V, que liderou a Igreja Católica Romana de 1559 a 1565. Um dos marcos mais notáveis do seu pontificado foi a conclusão do Concílio de Trento, cujas decisões tomadas tiveram um impacto duradouro sobre a doutrina e a prática católicas. Papa Pio IV também manteve e atualizou o “Index Librorum Prohibitorum”, a lista de livros proibidos pela Igreja Católica. Pio IV é lembrado como um Papa que desempenhou um papel crucial na reafirmação e reforma da fé católica no contexto do Concílio de Trento, consolidando a posição da Igreja Católica num período de desafios e mudanças.

8 de Janeiro de 1455 – Proclamação da bula Romanus Pontifex emitida pelo papa Nicolau V para o rei Afonso V de Portugal, onde o papa reconhecia ao reino de Portugal, o seu rei e sucessores, a propriedade exclusiva de todas as ilhas, terras, portos e mares conquistados nas regiões que se estendem “desde o cabo Bojador e cabo Não (actual cabo Chaunar), ao longo de toda a Guiné, o direito de continuar as conquistas contra muçulmanos e pagãos nesses territórios, e o direito de estabelecer comércio com os habitantes dos territórios conquistados e por conquistar, excepto os produtos tradicionalmente proibidos aos “infiéis”. (Wikipédia)

9 de Janeiro de 1522Eleição do Papa Adriano VI, que foi o chefe da Igreja Católica e regente dos Estados Papais entre 9 de janeiro de 1522 até à sua morte. Foi o único holandês até agora a tornar-se papa, e foi o último papa não italiano até ao Papa João Paulo II, 455 anos depois. (Wikipédia)

10 de Janeiro de 1890 – Sapientiae christianae (Da Sabedoria Cristã), é a trigésima quarta encíclica de Leão XIII, publicada a 10 de janeiro de 1890 e na qual expõe os principais deveres dos cidadãos católicos.

10 de Janeiro de 1995 – Início da X Jornada Mundial da Juventude (ou JMJ 1995), encontro da juventude católica realizado entre 10 e 15 de janeiro de 1995, em Manila, nas Filipinas. A estimativa de peregrinos no encerramento do evento foi de 4 milhões de participantes, tendo sido a JMJ com mais peregrinos da história.

10 de Janeiro de 2021 – Spiritus Domini é uma carta apostólica em forma de motu proprio do Papa Francisco, assinada em 10 de janeiro de 2021 e divulgada no dia seguinte. Alterou o Código de Direito Canónico de 1983 para permitir que as mulheres fossem admitidas nos ministérios instituídos de acólito e leitor, que até então estavam disponíveis exclusivamente para os homens.

11 de Janeiro de 1905Início da redação da Enciclopédia Católica, um trabalho de referência internacional sobre a Constituição, Doutrina, Disciplina, e História da Igreja Católica, também referida como Antiga Enciclopédia Católica e Enciclopédia Católica Original, é uma enciclopédia em inglês publicada no Estados Unidos.

12 de Janeiro de 1765Apostolicum pascendi foi uma bula papal emitida pelo Papa Clemente XIII a 12 de janeiro de 1765 em defesa da Companhia de Jesus.

12 de Janeiro de 1987Constituição da Associação Rádio Maria, uma associação de diversas emissoras de radiodifusão que utilizam o nome Rádio Maria junto ao nome do seu país de emissão e as quais, inspiradas pelas mensagens da Santíssima Virgem Maria dadas em Fátima e em Medjugorje, difundem programação de conteúdo católico em países de todos os continentes do Mundo. (Wikipédia)

13 de Janeiro de 1435Sicut dudum (Há pouco tempo) é uma bula papal promulgada pelo Papa Eugênio IV em Florença a 13 de janeiro de 1435, que proibia a escravização de nativos locais nas Ilhas Canárias que haviam convertido ou estavam a converter-se ao cristianismo. (Wikipédia)

13 de Janeiro de 1866 – Nossa Senhora de Filippsdorf é uma das 16 aparições de Nossa Senhora reconhecida pela Santa Sé. A história conta que Magdalene Kade, uma mulher acamada, sofreu por muitos anos devido a uma série de doenças muito graves. Na madrugada do dia 13 de janeiro de 1866, Magdalene estava na cama e não podia falar devido à extrema fraqueza quando, às quatro horas da madrugada, Magdalene chamou a sua amiga e disse com entusiasmo: “Olha para aquele brilho! Olhe para aquela beleza”. A amiga olhou, mas não viu nada. Magdalene era a única privilegiada a ver o esplendor de uma dama vestida de branco, com uma tiara de ouro no cabelo, perto da cama. A Senhora moveu os seus lábios suavemente e disse: “Minha filha, agora você está curada!” E então ela desapareceu. A paciente conseguiu levantar-se rapidamente da cama e estava completamente curada.

14 de Janeiro de 1460Ecclesiam Christi é uma bula papal emitida pelo Papa Pio II a 14 de janeiro de 1460, convocando uma cruzada de três anos contra o Império Otomano. Pio emitiu a bula no final do Congresso de Mântua e declarou que todos os domingos, na missa, deveria ser invocada a ajuda de Deus para ajudar os cruzados. Foi concedida indulgência plenária àqueles que, durante oito meses, participaram na cruzada e aos conventos e ordens religiosas que financiaram às suas próprias custas um soldado para cada dez dos seus membros.

15 de Janeiro de 1884Fundação da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora das Vitórias pela Venerável Mary Jane Wilson, conjuntamente com a sua primeira colaboradora, Amélia Amaro de Sá, na cidade do Funchal, na ilha da Madeira. As religiosas da congregação são popularmente conhecidas pelo nome de Irmãs Vitorianas.

15 de Janeiro de 1933Nossa Senhora de Banneux, também conhecida como Virgem dos Pobres ou Nossa Senhora dos Pobres, é uma das designações atribuídas à Santíssima Virgem Maria após as aparições que ocorreram na década de 1930 a Mariette Beco, na localidade de Banneux, na Bélgica. Mariette Beco contou que na década de 1930 presenciou oito aparições da Virgem Maria, entre os dias 15 de Janeiro de 1933 e 2 de Março do mesmo ano. A criança disse ter visto uma senhora vestida de branco, que declarou ser a Virgem dos Pobres. (Wikipédia)

15 de Janeiro de 1964 – Paulo VI, ao regressar da peregrinação à Terra Santa, recomenda a todos os bispos as súplicas que em breve serão feitas para solicitar a união dos cristãos.

16 de Janeiro de 1946 – Proclamação de Santo António de Lisboa como Doutor da Igreja (Wikipédia)

17 de Janeiro de 1377 – O Papa Gregório XI deixou Avignon e restabeleceu a Santa Sé em Roma

17 de Janeiro de 1562Édito de Saint-Germain-en-Laye, no qual a regente francesa Catarina de Médici garantiu a liberdade de crença restrita da nobreza num reino de orientação católica que, sem infringir os privilégios da Igreja Católica, permitia aos protestantes a liberdade de crença e o culto privado a Deus.

18 de Janeiro de 1460 – Execrabilis é uma bula papal emitida pelo Papa Pio II a 18 de janeiro de 1460 condenando o conciliarismo. A bula recebeu o nome da palavra inicial de seu texto em latim , que rotulou como “execráveis” todos os esforços para apelar a um concílio de uma decisão oficial de um Papa.

18 de Janeiro de 1901 – Graves de communi re foi uma encíclica escrita pelo Papa Leão XIII em 1901, sobre a Democracia Cristã. É parte de um corpo maior de escritos conhecido como ensinamento social católico, que remonta à Rerum Novarum, publicada pelo Papa Leão XIII em 1891.

18 de Janeiro de 1908 – Início da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, uma observância cristã ecuménica no calendário cristão que é celebrada internacionalmente. É mantido anualmente entre o Dia da Ascensão e Pentecostes no Hemisfério Sul e entre 18 e 25 de janeiro no Hemisfério Norte. É uma oitava, ou seja, uma observância que dura oito dias.

18 de Janeiro de 1924 – Maximam gravissimamque (Gravidade máxima), é uma encíclica de Pio XI, datada de 18 de janeiro de 1924, onde explica a solução que foi adotada para as associações diocesanas exigida pela Lei francesa de separação entre Igreja e Estado.

18 de Janeiro de 1952 – Cupimus Imprimis é uma carta apostólica do Papa Pio XII a todos os fiéis na China em relação às perseguições que eram sujeitos assim como da perseguição à Igreja Católica.

18 de Janeiro de 2013 – No dia 18 de Janeiro de 2013, a emissão de um Decreto por parte do Cardeal Dom Manuel Monteiro de Castro, Penitenciário-Mor do Tribunal da Penitenciária Apostólica, concedeu, com valor perpétuo, da parte de Sua Santidade o Papa Bento XVI, uma indulgência plenária aos fiéis que peregrinarem ao Santuário Nacional de Cristo Rei e cumpram as condições que lhe estão associadas. (Wikipédia)

19 de Janeiro de 1567 – Bula Cum nos nuper do papa Pio V que ordenava os Judeus a vender todas as suas propriedades existemtes nos Estados Papais.

19 de Janeiro de 2015Missa de encerramento da Visita do Papa Francisco às Filipinas, assitida por cerca de 6 a 7 milhões de pessoas, ultrapassando a multidão da Jornada Mundial da Juventude de 1995 no mesmo local e tornando-a a maior multidão papal da história.

20 de Janeiro de 250 – Imperador Décio começa uma perseguição generalizada aos cristãos em Roma (Ver mais)

20 de Janeiro de 1521 – Aprovação da Terceira Ordem Regular de São Francisco

20 de Janeiro de 1842 – A história de Nossa Senhora de Sião ou Virgem dos Milagres envolve a milagrosa conversão do jovem Marie Alphonse Ratisbonne ao Cristianismo. O jovem Alphonse Ratisbonne tinha um futuro promissor por ser herdeiro de uma família aristocrática de banqueiros judeus e do parentesco com a famosa família Rothschild. O que impressiona na conversão deste homem, além do fato de ser judeu na época, é que ele nutria um ódio implacável contra a Igreja Católica. Ele dizia que até poderia converter-se ao Protestantismo, mas jamais ao Catolicismo. Nesse estado de alma, de verdadeiro ódio à Igreja Católica, Ratisbonne ganha de presente aquele que será o sinal da sua conversão: a Medalha Milagrosa de Nossa Senhora das Graças. A conversão do jovem atraiu as atenções de toda a Europa para a Medalha e, dessa forma, contribuiu expressivamente para a sua divulgação.

20 de Janeiro de 1904 – Commisum Nobis (Confiado a Nós), é a constituição apostólica com a qual Pio X em 1904 proibiu terminantemente o alegado direito de exclusão que alguns reis católicos tinham utilizado anteriormente para impedir a eleição de certos eclesiásticos como Papa.

20 de Janeiro de 1956Novimus Nos é uma Carta Apostólica do Papa Pio XII aos Bispos Católicos de Rito Católico Oriental, cujas dioceses estavam devastadas após anos de perseguição. A carta comemora o milésimo aniversário da conversão de Santa Olga, que marcou o início do cristianismo na Rússia.

21 de Janeiro de 1276 – Realização do primeiro conclave papal, entre os dias 21 a 22 de janeiro de 1276, que resultou na eleição do cardeal Pierre de Tarentaise como Papa Inocêncio V depois da morte do Papa Gregório X (Ver mais)

21 de Janeiro de 1276Eleição do Papa Inocêncio V que reinou a Igreja Católica de 21 de janeiro a 22 de junho de 1276. Membro da Ordem dos Pregadores, ele adquiriu uma reputação de pregador eficaz. Morreu cerca de cinco meses depois, mas durante o seu breve mandato facilitou a paz entre Génova e o rei Carlos I da Sicília. Pedro de Tarentaise foi beatificado em 1898 pelo Papa Leão XIII. (Wikipédia)

21 de Janeiro de 1949 – O Dia Mundial da Religião celebra-se anualmente a 21 de janeiro. Como existe uma variedade considerável de religiões, o Dia Mundial da Religião surgiu em 1949 com o intuito de promover a união das religiões existentes no mundo, tentando levar ainda mais fé e esperança aos povos tão diferentes entre si mas na verdade tão semelhantes no sentimento religioso. No Dia Mundial da Religião os líderes religiosos apelam ao diálogo inter-religioso, e por todo o mundo se incentiva ao respeito pela religião alheia e ao objetivo final da paz entre os povos.

21 de Janeiro de 2022Proclamação de Santo Irineu como Doutor da Igreja pelo Papa Francisco. Santo Irineu recebeu o título de “Doctor unitatis”. Foi o último a ser proclamado.

22 de Janeiro de 1506Fundação da Guarda Suíça Pontifícia, corpo de guarda responsável desde 22 de janeiro de 1506 pela segurança do Papa. Hoje em dia constitui também as forças armadas da Cidade do Vaticano. É a única guarda do mundo cuja bandeira é alterada com cada novo chefe de Estado, pois contém o emblema pessoal do Papa. (Ver mais)

22 de Janeiro de 1588Instituição do Dicastério para as Causas dos Santos que processa o complexo trâmite que leva à canonização dos santos (Wikipédia)

22 de Janeiro de 1588Instituição do Dicastério para os Bispos que se ocupa das questões referentes à constituição e à provisão das dioceses, prelazias territoriais e pessoais, ordinariatos militares e outras formas de igrejas particulares locais. Acompanha a nomeação dos bispos e o exercício das suas atividades episcopais na Igreja Latina.

22 de Janeiro de 1588 – A Immensa Aeterni Dei é uma constituição apostólica na forma de uma bula papal emitida pelo Papa Sisto V a 22 de janeiro de 1588 onde reorganizou a Cúria Romana, estabelecendo congregações permanentes de cardeais para aconselhar o papa sobre vários assuntos. O papel principal do documento era fornecer instruções para condenar ou corrigir literatura contrária à doutrina católica.

22 de Janeiro de 1999Ecclesia in America é a exortação apostólica escrita pelo Papa João Paulo II, publicada em 22 de janeiro de 1999. A exortação dá seguimento à Assembleia Especial para a América do Sínodo dos Bispos, que se reuniu no Vaticano de 16 de novembro a 12 de dezembro de 1997. Ela dirige-se à Igreja nas Américas. O documento ajudou a mostrar como a evangelização centrada no evangelho poderia ser autenticamente católica.

22 de Janeiro de 2019 – A XXXIV Jornada Mundial da Juventude decorreu na Cidade do Panamá entre os dias 22 e 27 de janeiro de 2019. O hino do evento recebeu o nome Hágase en mí, según tu palabra (em português: Faça-se em Mim Segundo a Tua Palavra), e foi lançado pelo arcebispo da Cidade do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, no dia 3 de julho de 2017, na capital panamenha. (Wikipédia)

23 de Janeiro de 1245 – Terra Sancta Christi é uma bula papal emitida pelo papa Inocêncio IV convocando uma cruzada à Terra Santa. Em dezembro de 1244, o rei Luís IX da França havia declarado a sua intenção de partir numa cruzada à Terra Santa e em fevereiro o papa ordenou aos franciscanos que pregassem a favor da mesma.

23 de Janeiro de 1789Fundação da Universidade de Georgetown pelo bispo John Carroll em 1789 como Georgetown College. A universidade cresceu para incluir onze escolas de graduação e pós-graduação. A escola foi fundada e é afiliada à Companhia de Jesus, e é a mais antiga instituição católica de ensino superior nos Estados Unidos, embora a maioria dos alunos atualmente não seja católica.

23 de Janeiro de 1949 – O surpreendente acontecimento ocorrido a 23 de janeiro de 1949 na cidade de Olivença, na Extremadura Espanha , é conhecido como o milagre do arroz de Olivença. Consistia na multiplicação de grãos de arroz cozidos numa panela para distribuir entre as pessoas carentes do povoado. É atribuído ao beato Juan Macías e foi reconhecido como milagre pela Igreja Católica em 1974, canonizando o frade dominicano no ano seguinte. Este facto é, juntamente com a multiplicação dos pães e dos peixes, o único facto deste tipo (multiplicação dos alimentos) reconhecido pela Santa Sé.

24 de Janeiro de 1506 – Ea quae pro bono pacis (Para a promoção da paz) foi uma bula emitida pelo Papa Júlio II em 1506 pela qual foi aprovado o Tratado de Tordesilhas, que dividiu o mundo desconhecido dos europeus entre Portugal e Espanha, mas careceu da aprovação papal, pois contrariava bulas anteriores do Papa Alexandre VI, que foram aprovadas e ratificadas pela Igreja Católica.

24 de Janeiro de 2002 – Organização do terceiro Dia Mundial da Oração pela Paz em Assisi. Cerca de 200 líderes de diversas religiões estiveram presentes. Realizado após o ataque de 11 de setembro, o evento buscava desmotivar o uso da religião com fins violentos no século XXI. O Papa São João Paulo II condenou veementemente os ataques, dizendo que não existem desculpas ou justificativas para tais atos.

24 de Janeiro de 2005Il rapido sviluppo (O Rápido Desenvolvimento) é uma carta apostólica assinada pelo Papa João Paulo II em 24 de janeiro de 2005, dirige-se principalmente àqueles que estão envolvidos nas comunicações. As novas comunicações ajudaram a criar uma “aldeia global”, e os fiéis precisam aproveitar as suas possibilidades, mas utilizá-las “de forma ética e responsável”.

25 de Janeiro de 1816Fundação dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada por Santo Eugénio de Mazenod, uma congregação religiosa, um instituto de vida consagrada, com o objetivo de dedicar-se por inteiro à educação de crianças e jovens, para além das missões de evangelização.

25 de Janeiro de 1825Ad plurimas easque gravissimas é uma encíclica do Papa Leão XII publicada a 1825 que faz parte da atividade de restauração da Basílica de São Paulo Fora dos Muros, iniciada por este pontífice, e que posteriormente foi continuada por Pio VIII, Gregório XVI e Pio IX.

25 de Janeiro de 1897Officiorum ac Munerum foi uma Constituição Apostólica emitida pelo Papa Leão XIII em 1897. Foi uma grande revisão do Index Librorum Prohibitorum, uma lista de livros proibidos pela Igreja Católica. Em conjunto com a Sollicita ac Provida do século XVIII, forma o código leonino.

25 de Janeiro de 1983 – O Papa João Paulo II promulga o Código de Direito Canónico de 1983 (Wikipédia)

25 de Janeiro de 1983Divinus perfectionis Magister é uma Constituição Apostólica promulgada pelo Papa João Paulo II em 1983, através da qual, juntamente com o outro documento Normae servandae in inquisitionibus ab episcopis faciendis in causis sanctorum, define o processo que deve ser seguido nas causas da canonização da Igreja Católica

25 de Janeiro de 1983 – Sacrae disciplinae leges é uma constituição apostólica de João Paulo II assinada em 1983, com a qual aquele papa promulgou o atual Código de Direito Canónico. A data da promulgação foi feita para coincidir com o anúncio que o Papa João XXIII fez em 1959 num conhecido discurso aos cardeais sobre a celebração de um sínodo da cidade de Roma, o concílio ecuménico que mais tarde foi denominado Vaticano II e, precisamente, a elaboração de um novo código de direito canónico

25 de Janeiro de 1985 – Papa João Paulo II toma a decisão de publicar um catecismo oficial (Wikipédia)

26 de Janeiro de 1564 – Benedictus Deus é uma bula papal escrita por Pio IV em 1564 que ratificou todos os decretos e definições do Concílio de Trento

26 de Janeiro de 1725Aprovação da fundação dos Irmãos das Escolas Cristãs, congregação religiosa de irmãos leigos fundada por São João Batista de La Salle. É a única associação religiosa que obteve a sua permissão por intermédio de uma Bula Papal, pelo motivo de ser uma congregação muito diferente das demais existentes e a sua missão é a educação da infância à juventude

26 de Janeiro de 1923Rerum omnium perturbationem é uma encíclica do papa Pio XI, promulgada em 26 de janeiro de 1923 e escrita na ocasião do tricentenário da morte de São Francisco de Sales, quem o Papa declara patrono dos jornalistas e dos operários da comunicação

26 de Janeiro de 1979 – Papa João Paulo II tornou-se no primeiro Pontífice na história da Igreja a visitar o México

27 de Janeiro de 2019Anuncio da Jornada Mundial da Juventude em Lisboa pelo Papa Francisco a 27 de janeiro de 2019, no final da missa que assinalou o final da XXXII Jornada Mundial da Juventude, no Panamá. Esta foi a 9.ª vez que a Jornada Mundial da Juventude se realizou na Europa, a 3.ª na Península Ibérica e a 2.ª num país lusófono

29 de Janeiro de 2018 – Promulgação da Constituição Apostólica Veritatis gaudium que versa sobre as universidades e faculdades pontifícias

30 de Janeiro de 1226Bula Ut vivendi normam que aprova a Regra de Santo Alberto, a mais curta das regras de vida consagrada existente na tradição espiritual católica, composta quase exclusivamente por preceitos bíblicos. Até hoje é uma rica fonte de inspiração para a vida de muitos católicos em todo o mundo

30 de Janeiro de 1592Eleição do Papa Clemente VIII, chefe da Igreja Católica e governante dos Estados Papais de 2 de fevereiro de 1592 até a sua morte em 1605. Durante o seu papado efetuou a reconciliação de Henrique IV de França à fé católica e foi fundamental na criação de uma aliança de nações cristãs para opor-se ao Império Otomano na chamada Guerra Longa. Ele pode ter sido o primeiro papa a beber café (Wikipédia)

31 de Janeiro de 993 – São Ulrico foi o primeiro santo a ser canonizado por um papa, pelo Papa João XV, durante um sínodo romano realizado em Latrão a 31 de janeiro de 993

31 de Janeiro de 1612Criação do Arquivo Apostólico do Vaticano, repositório central de todos os atos promulgados pela Santa Sé. Estes arquivos também contêm os documentos sobre a administração do Vaticano, correspondência e livros de papas, processos da Inquisição e muitos outros documentos que a Igreja Católica tem acumulado ao longo dos séculos

Partilha esta publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *