HOPE, “Esperança” em Português, será o primeiro livro de memórias publicado por um pontífice em exercício e será publicado globalmente em janeiro de 2025. O livro, que levou seis anos para ser escrito pelo Pontífice, será publicado simultaneamente em todo o mundo nas principais línguas e em mais de 80 países, a tempo para o Jubileu da Esperança de 2025.
Escrito com Carlo Musso, fundador da editora independente Libreria Pienogiorno, de acordo com os desejos do Papa Francisco, este livro de memórias sem precedentes foi originalmente concebido para ser publicado após o falecimento do Papa. O anúncio do novo Jubileu da Esperança em 2025 inspirou-o a tornar este legado disponível agora. “Foi uma longa e intensa aventura que tomou os últimos seis anos: o trabalho de escrevê-lo começou em março de 2019 e será concluído nas próximas semanas”, comentou Musso.
“O livro da minha vida é a história de uma jornada de esperança, uma jornada que não posso separar da jornada da minha família, do meu povo, de todo o povo de Deus. Em cada página, em cada passagem, é também o livro daqueles que viajaram comigo, daqueles que vieram antes, daqueles que virão depois”, disse o Papa Francisco. “Uma autobiografia não é a nossa própria história privada, mas sim a bagagem que carregamos connosco. E a memória não é apenas o que recordamos, mas o que nos rodeia. Não fala apenas sobre o que foi, mas sobre o que será. Parece ontem, e ainda assim é amanhã. Tudo nasce para florescer numa primavera eterna. No final, diremos apenas: Não me lembro de nada em que Você não esteja lá.”
Com uma riqueza de revelações e histórias inéditas, comoventes e muito humanas, pungentes e dramáticas, mas também capazes de humor real, as memórias de Francisco começam nos primeiros anos do século XX com a história das suas raízes italianas e a aventura de emigração dos ancestrais para a América Latina, passando pela infância, adolescência, escolha de vocação, vida adulta, cobrindo todo o papado até os dias atuais. Um texto de grande força narrativa onde o Papa, através do seu relato autobiográfico, aborda com franqueza, coragem e profecia algumas das questões mais importantes e controversas de nossos tempos atuais, bem como os momentos cruciais do seu serviço como pastor universal da Igreja Católica.
Destinado a fascinar leitores do mundo todo e representar um legado de esperança para as gerações futuras, HOPE será enriquecido por fotografias notáveis, incluindo material privado e inédito disponibilizado pessoalmente pelo Papa.
A ‘Nascente’, uma chancela da ‘Penguin Random House Grupo Editorial’, vai publicar «Esperança» em Portugal, em papel e formato digital, no dia 20 de janeiro de 2025.