A Jornada Mundial da Juventude, também conhecida como JMJ, é um evento religioso instituído pelo Papa João Paulo II a 20 de Dezembro de 1985 que reúne milhões de católicos de todo o mundo, sobretudo jovens. Com duração de cerca de uma semana, promove eventos da Igreja Católica para os jovens e com os jovens.
O objectivo é reunir milhares de jovens para celebrar e aprender sobre a fé católica, para conhecer melhor a doutrina católica e para construir pontes de amizade e esperança entre continentes, povos e culturas, além de partilhar entre a vivência da espiritualidade. Inspirado por grandes encontros de jovens do mundo em eventos especiais ocorridos no Domingo de Ramos em Roma, dos anos de 1984 e 1985, o Papa João Paulo II estabeleceu a Jornada Mundial da Juventude como um evento anual (que passou depois a ser com intervalos de dois ou três anos) com o objetivo de alcançar novas gerações de católicos, propagando assim os ensinamentos da Igreja.
O evento é realizado numa cidade escolhida pelo Papa. Para cada Jornada, o Papa sugere um tema, retirado de um versículo bíblico. Assim, cada Jornada possui um hino baseado no tema, patronos, intercessores e um logotipo. Durante a JMJ, acontecem eventos como catequeses, adorações, missas, momentos de oração, palestras, partilhas e espetáculos, tudo em diversas línguas. Apesar de ser organizada pela Igreja Católica, a JMJ é aberta a todos os jovens do mundo.
Anunciado pelo Papa Francisco, no final da Jornada Mundial da Juventude de 2019, o próximo evento ocorrerá em Lisboa entre os dias 1 e 6 de Agosto. Em conferência de imprensa, o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) afirmou que espera receber entre 1 a 2 de milhões de jovens no verão de 2023 e adiantou que o local “mais que provável” para os eventos conclusivos da JMJ 2023 será a margem direita do rio Tejo, junto ao Mar da Palha, em Lisboa, e que evoca o Mar da Galileia por onde Jesus andou. Embora o evento principal decorra junto ao Parque do Tejo, em Lisboa, são esperadas peregrinações dos jovens participantes ao Santuário Nacional de Cristo Rei, em Almada, ao Santuário de Fátima e, ainda, ao local do nascimento de Santo António de Lisboa.
TEMA
Como indicado, cada JMJ tem uma tema e o da edição de 2023 é «Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39). Este é a citação bíblica escolhida pelo Papa Francisco (uma citação do Evangelho de São Lucas) que dá início ao relato da Visitação (a visita de Maria a sua prima Isabel), um episódio bíblico que se segue à Anunciação (o anúncio do anjo a Maria de que iria ser a mãe do Filho de Deus e que foi o tema da última JMJ, na cidade do Panamá).
PATRONOS
Para cada JMJ são escolhidos patronos, santos e santas canonizados ou com esse processo em curso, que sejam referências para a comunidade jovem. Para a JMJ Lisboa 2023, o Comité Organizador Local escolheu 13 patronos que “demonstraram que a vida de Cristo preenche e salva a juventude de sempre”, como afirma o Cardeal-Patriarca, nascidos na cidade que acolhe a JMJ ou que, naturais de outras geografias, são modelos para a juventude.
HINO
A música “Há Pressa no Ar” é o hino da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023. Inspirada no tema da JMJ Lisboa 2023, desenvolve-se em torno do ‘sim’ de Maria e da sua pressa para ir ao encontro da prima Isabel, como relata a passagem bíblica. “Há Pressa no Ar” tem letra de João Paulo Vaz, sacerdote, e música de Pedro Ferreira, professor e músico, ambos da diocese de Coimbra, no centro de Portugal. Os arranjos são do músico Carlos Garcia.
LINKS ÚTEIS
Inscrição na JMJ
Programa
Voluntários
Família de Acolhimento
Site Oficial