Cinco ensinamentos de São José para os homens de hoje

São José é uma figura central na tradição cristã, reconhecido como o esposo da Virgem Maria e o pai adotivo de Jesus Cristo. José, descendente da linhagem do rei David, era um carpinteiro em Nazaré, uma pequena cidade da Galileia. Pouco se sabe sobre a sua vida antes da história do nascimento de Jesus.

São José é mencionado nos Evangelhos como um homem justo e trabalhador. Embora nada diga nos Evangelhos, a sua atitude diz muito. São José foi declarado padroeiro da Igreja Universal pelo Papa Pio IX em 1870. A sua intercessão é procurada pelos fiéis em todo o mundo para proteção e orientação espiritual. São José é um modelo de paternidade e trabalho digno. A sua vida de trabalho humilde como carpinteiro reflete a dignidade do trabalho e a importância da vida familiar.

O reconhecimento da Igreja do papel de São José é inequívoco, sendo a sua memória celebrada em diversas situações ao longo do ano. Para além do dia 19 de Março, data oficial da sua festa litúrgica, São José é também celebrado a 1 de Maio, como São José Operário, o padroeiro dos trabalhadores. Este dia foi estabelecido, oficialmente, por Pio XII, a 1 de Maio de 1955 numa Praça de São Pedro repleta com mais de 200 mil pessoas, para ajudar os trabalhadores a não perderem o sentido cristão do trabalho. O Papa Pio XII cristianizou a festa civil do Dia do Trabalhador para dignificar os frutos do esforço humano através do trabalho: “Queremos reafirmar, em forma solene, a dignidade do trabalho, a fim de que inspire na vida social as leis da equitativa repartição de direitos e deveres”.

Estes são 5 ensinamentos que São José oferece aos homens de hoje e que devemos colocar em prática todos os dias das nossas vidas:

São José foi obediente

José foi obediente à Vontade de Deus durante toda a sua vida. José ouviu o anjo do Senhor explicar o nascimento virginal em sonho e tomou Maria como sua esposa (Mateus 1:20-24). Ele foi obediente quando conduziu a família para o Egito para escapar do infanticídio de Herodes em Belém (Mateus 2:13-15). José obedeceu às ordens posteriores do anjo para regressar a Israel (Mateus 2:19-20) e estabelecer-se em Nazaré com Maria e Jesus (Mateus 2:22-23). Quantas vezes o nosso orgulho e obstinação atrapalham a nossa obediência a Deus?

São José era altruísta

No conhecimento limitado que temos sobre José, vemos um homem que só pensava em servir Maria e Jesus, nunca a si mesmo. O que muitos podem ver como sacrifícios da sua parte foram, na verdade, atos de amor altruísta. A sua devoção à família é um modelo para os pais de hoje, que podem estar a permitir que apegos desordenados às coisas deste mundo distorçam o seu foco e atrapalhem as as suas vocações.

São José deu o exemplo

Nenhuma das suas palavras está escrita nas Escrituras, mas podemos ver claramente pelas suas ações que ele era um homem justo, amoroso e fiel. Muitas vezes pensamos que influenciamos os outros principalmente através do que dizemos, quando tantas vezes somos observados pelas nossas ações. Cada decisão e ação feita por este grande santo é o padrão que deve ser seguido pelos homens hoje.

São José era trabalhador

Ele era um simples artesão que servia os vizinhos através do seu trabalho manual. Ele ensinou o filho adotivo Jesus o valor do trabalho duro. É provável que a humildade que José exibiu nas Escrituras tenha-se refletido na abordagem simples que ele adotou no seu trabalho e no sustento da Sagrada Família. Todos podemos tirar uma grande lição de São José, que é também o padroeiro dos trabalhadores, sobre o valor do nosso trabalho diário e como ele deve existir para glorificar a Deus, sustentar as nossas famílias e contribuir para a sociedade.

São José foi um líder

Mas não da forma como vemos a liderança hoje. Ele liderou como um marido amoroso quando improvisou para encontrar um estábulo para Maria dar à luz Jesus, após ser afastado da pousada de Belém. Ele liderou como um homem de fé quando obedeceu a Deus em todas as coisas, tomou Maria grávida como esposa e mais tarde trouxe a Sagrada Família em segurança para o Egito. Ele liderou como provedor da família, trabalhando longas horas na sua oficina para garantir que eles tivessem o suficiente para comer e um teto sobre as suas cabeças. Ele liderou como professor, ensinando a Jesus o seu ofício e como viver e trabalhar como homem.

Como homens católicos, temos a responsabilidade de ser pais e maridos fortes, líderes nas nossas paróquias, bons administradores na comunidade e humildes seguidores de Cristo. Olhemos para o exemplo inspirador de São José, padroeiro dos pais, dos trabalhadores e da Igreja Universal, pela sua obediência, humildade, abnegação, coragem e pelo amor que demonstrou a Maria e a Jesus. Se pudermos imitar São José, mesmo que um pouco, a cada dia, estaremos muito mais perto de nos tornarmos os homens que somos chamados a ser.

São José, padroeiro dos trabalhadores e dos pais, rogai por nós!

Partilha esta publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *