A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2027, que será realizada em Seul, Coreia do Sul, teve recentemente o logotipo e tema oficial revelados. O evento, que será apenas a segunda edição da JMJ na Ásia (depois de Manila em 1995), traz o tema, escolhido pelo Papa Francisco, “Tende coragem: eu venci o mundo!” (Jo 16,33), inspirado no Evangelho de João, em que Jesus encoraja os discípulos a permanecer firmes mesmo no meio de adversidades.
O logotipo da JMJ Seul 2027 é uma obra que utiliza técnicas tradicionais de pintura coreana. O centro do design é uma cruz nas cores vermelha e azul. O vermelho simboliza o sangue dos mártires, evocando a coragem e a história da Igreja na Coreia, onde muitos cristãos deram a vida pela fé. O azul representa a vitalidade dos jovens e o chamamento de Deus. A cruz também inclui elementos da bandeira coreana (o símbolo Taegeuk), que liga a cultura local à fé global. Atrás da cruz, a cor amarela simboliza Cristo, a “Luz do Mundo”, que guia a Igreja para a unidade e renascimento espiritual.
Além do logotipo, o anúncio destacou que a preparação espiritual para a JMJ 2027 começará oficialmente a 24 de novembro de 2023, quando a Cruz da JMJ e o ícone de Maria “Salus Populi Romani” serão entregues pelos jovens portugueses aos jovens coreanos durante uma Missa especial no Vaticano. Estes símbolos, tradicionais em todas as edições da JMJ, farão uma peregrinação por várias regiões da Coreia e países vizinhos, preparando o espírito de juventude para o grande evento.
A JMJ é um encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, instituído em 1985 pelo Papa João Paulo II. Desde então já se realizou em mais de uma dúzia de cidades de todo o mundo. Depois de Lisboa, no ano passado, a próxima cidade a acolher a JMJ é Seul, Coreia do Sul, em 2027.
A JMJ Seul 2027 promete ser mais do que apenas um encontro de massa. O objetivo é criar um espaço onde jovens de todo o mundo, unidos em Cristo, possam refletir sobre os desafios contemporâneos e injustiças, reforçando o papel da fé na busca por justiça e paz.