Papa Leão XIV anuncia primeira viagem apostólica com Turquia e Líbano como destinos

O Vaticano anunciou hoje a primeira viagem apostólica do Papa Leão XIV, que levará o pontífice à Turquia e ao Líbano no final de novembro. A viagem, a primeira internacional do Papa desde a sua eleição em maio, tem um forte simbolismo ecuménico e um foco na paz no volátil Médio Oriente.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, confirmou que a viagem de seis dias ocorrerá de 27 de novembro a 2 de dezembro de 2025.

Itinerário com Foco Ecuménico e no Oriente Médio

A visita terá início na Turquia, onde o Papa Leão XIV permanecerá de 27 a 30 de novembro. O ponto alto da etapa turca será uma peregrinação a Iznik, a antiga Niceia, para marcar o 1700º aniversário do Primeiro Concílio de Niceia (em 325 d.C.).

Este evento possui um enorme peso ecuménico, visto que o concílio estabeleceu as bases doutrinais centrais para numerosas confissões cristãs. A visita à Turquia, que cumpre um desejo do falecido Papa Francisco, incluirá um encontro com o Patriarca Ecuménico Bartolomeu I, líder espiritual dos cristãos ortodoxos.

Em seguida, o Papa Leão XIV seguirá para o Líbano, de 30 de novembro a 2 de dezembro, respondendo aos convites do Chefe de Estado e das autoridades eclesiásticas do país.

Um Apelo à Paz Numa Região Conturbada

A escolha do Líbano, um país com uma significativa comunidade cristã e profundamente afetado pela instabilidade regional e pela crise humanitária, sublinha o papel do Papa na busca pela paz. Observadores do Vaticano esperam que a viagem seja uma plataforma para um forte apelo à paz e ao diálogo inter-religioso no Médio Oriente, especialmente tendo em conta a recente intensificação do envolvimento do Papa nos apelos de paz face ao conflito em Gaza.

O programa detalhado da viagem será divulgado oportunamente, segundo a Santa Sé. Esta será a quinta vez que um Papa visita a Turquia e a primeira visita papal ao Líbano desde a de Bento XVI em 2012.

Partilha esta publicação:

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *