Durante a sua audiência geral da passada quarta-feira, o Papa Leão XIV fez um apelo solene aos fiéis para observarem sexta-feira, 22 de agosto, como um dia de jejum e oração pela paz.
Esse dia coincide com a celebração litúrgica da Virgem Maria Rainha, a quem o pontífice recorreu como Rainha da Paz, pedindo a intercessão para que “os povos encontrem o caminho da paz“.
Segundo Leão XIV, “Maria é Mãe dos que acreditam aqui na terra e é invocada também como Rainha da Paz, enquanto a nossa terra continua a ser ferida por guerras na Terra Santa, na Ucrânia e em muitas outras regiões do mundo. Convido todos os fiéis a viverem o dia 22 de agosto em jejum e oração, suplicando ao Senhor que nos conceda paz e justiça, e que enxugue as lágrimas daqueles que sofrem por causa dos conflitos armados em curso. Maria, Rainha da Paz, interceda para que os povos encontrem o caminho da paz.”
O apelo abrange não apenas os católicos, mas todos os fiéis do mundo, convidando-os a unir as suas orações aos esforços diplomáticos em curso para procurar cessar-fogos e diálogo, especialmente em zonas de conflito como a Ucrânia, a Faixa de Gaza e o Médio Oriente.